A vocação Canção Nova é marcada pelas palavras fundantes lançadas por Monsenhor Jonas Abib na Festa de Cristo Rei em novembro de 1977: “Quem está disposto a deixar sua família, estudos, trabalhos e até mesmo namoro, para viver em comunidade?” Deixar tudo por causa do Reino de Deus continua a alcançar corações vocacionados ao Carisma Canção Nova até os dias de hoje.
Neste ano, ingressaram na Comunidade 97 candidatos em período de averiguação, no modo de pertença do núcleo e segundo elo, entre pré-discípulos e discípulos.
O percurso formativo da Canção Nova consiste em duas etapas da fase de averiguação, denominadas “Pré-discipulado” e “Discipulado”.
Pré-Discipulado Canção Nova
O Pré-discipulado é a primeira etapa de averiguação apurada dos vocacionados à Canção Nova. Esta formação inicial tem por objetivo fortalecer a experiência cristã católica dos pré-discípulos para que possam responder livre e conscientemente às exigências da vocação que desejam abraçar.
O candidato do núcleo será acompanhado de um a dois anos na Frente de Missão, localizada no município de Lavrinhas, em São Paulo. Enquanto, os pré- discípulos do Segundo Elo vivenciam esta etapa formativa na Frente de Missão mais próxima à sua residência, ou pelos meios de comunicação disponíveis.
Neste tempo de dedicação exclusiva, os pré-discípulos contam com o acompanhamento pessoal do Mestre de pré-discipulado, diretor espiritual e também da equipe de formação. Depois o candidato segue para a próxima fase de acompanhamento: o Discipulado.
Discipulado Canção Nova
O Discipulado do núcleo e segundo elo vivenciam o período favorável para estudo e experiência no Carisma e Missão da Canção Nova, dos Princípios e Regras de Vida. Sempre com o auxílio do Mestre de Discipulado, equipe formativa ou Formador Local.
Durante a imersão no Carisma Canção Nova o discípulo se recolhe a fim de se aprofundar na leitura dos documentos internos, por exemplo, o Estatuto Canônico e o Diretório, tanto na Frente de Missão, em Queluz, no estado de São Paulo, ou Frente de Missão mais perto do candidato do Segundo Elo.
Ao finalizar o caminho de identificação ao Carisma, o discípulo do Núcleo e Segundo Elo seguirá para a fase seguinte: o Juniorato.
.: Primeiro Diretório da Canção Nova
.: Passos para iniciar o discernimento vocacional
Modos de pertença à Canção Nova: núcleo e segundo elo
A Vocação Canção Nova comporta dois modos de pertença. Existem aqueles que são chamados ao Núcleo, membros que vivem em regime de dedicação integral, e outros são chamados ao Segundo Elo, membros que não deixam suas residências e trabalho, mas vivem uma aliança em torno de uma Frente de Missão.
Caminho vocacional à Canção Nova