Família Salesiana

 Família Salesiana é formada por várias instituições e movimentos católicos que procuram seguir a espiritualidade proposta por Dom Bosco. Trata-se de grupos que partilham o mesmo espírito e ajudam a dar continuidade, de acordo com vocações distintas, à missão iniciada pelo santo.

A admissão à Família Salesiana tem um grande significado para a Canção Nova. Ainda jovem, quando sentiu seu chamado vocacional, Jonas Abib foi para um seminário salesiano. Anos mais tarde, foi em um colégio salesiano que percebeu o chamado a uma nova missão e a partir disso vieram os passos que resultaram na fundação da Comunidade Canção Nova, em 2 de fevereiro de 1978. O próprio Monsenhor Jonas afirma que a Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco.

O cumprimento fraterno entre Monsenhor Jonas e padre Ángel / Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

A Congregação salesiana tem como nome oficial Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem ao santo que propôs a alegria como caminho de santidade. Essa congregação religiosa da Igreja católica foi fundada em 1859 por São João Bosco e aprovada em 1874 pelo Papa Pio IX.

Popularmente, os membros da congregação são conhecidos como “salesianos de Dom Bosco”. Sua missão é a evangelização da juventude principalmente através da educação.

Padre Ángel junto às crianças e jovens no Instituto Canção Nova / Foto: Daniel Mafra – Canção Nova

A Família Salesiana é um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que se propõem a seguir a espiritualidade e a missão proposta por Dom Bosco. Essa espiritualidade se fundamenta nos escritos de São Francisco de Sales, que propôs a alegria como caminho de santidade, sendo assim denominada de Salesiana.

Dom Bosco inspirou o início de um vasto movimento de pessoas, que trabalham de diversos modos em favor da juventude. Com a escolha do lema “Da mihi animas cetera tolle” (Dai-me almas e ficai com o resto), Dom Bosco quis exprimir a sua paixão por Deus e pelos jovens, disposto a todo sacrifício.

A Família Salesiana é uma comunidade carismática e eclesial, vivida como dom do Espírito à sua Igreja e como prolongamento organizado do Carisma de Dom Bosco. Ela tem um espírito comum, uma missão juvenil e popular e certas características próprias e originais que justificam o reconhecimento oficial como “Família Salesiana”. Este reconhecimento não é por simples simpatia, mas por expressão externa de comunhão interior e carismática. Dom Bosco foi o fundador dos quatro seguintes grupos: Sociedade de S. Francisco de Sales- Salesianos de D. Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Cooperadores Salesianos e a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA).

Os Grupos da Família Salesiana presentes no Brasil são:

1- Sociedade Salesiana de São Francisco de Sales – Salesianos de Dom Bosco
2- Instituto Filhas de Maria Auxiliadora – FMA
3- Associação Cooperadores Salesianos – SSCC
4- Associação de Maria Auxiliadora – ADMA
5- Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco
6- Ex-alunas e Ex-alunos das FMA
7- Voluntárias de Dom Bosco – VDB
8- Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria
9- Irmãs da Caridade de Jesus
10- Irmãs de Jesus Adolescente
11- Associação Damas Salesianas
12- Voluntários com Dom Bosco – CDB
13- Comunidade Canção Nova – Ass. Intern. Priv. Fiéis
14- Congregação Medianeiras da Paz

A Família Salesiana compreende hoje, trinta e dois grupos oficialmente reconhecidos no mundo. Esses grupos vivem em comunhão recíproca, compartilham o mesmo espírito e continuam a missão iniciada por Dom Bosco com vocações especificamente distintas. Atualmente existem outros grupos esperando para serem reconhecidos.

REFERÊNCIAS

FAMÍLIA SALESIANA (São Paulo). A Família Salesiana: A Família Salesiana de Dom Bosco. Direzione Generale Opere di Don Bosco – Roma. 2000.. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2019.

PE. PASCUAL CHÁVEZ VILLANUEVA . Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana de Dom Bosco: Carta de Identidade Carismática da Família Salesiana de Dom Bosco. 2012. Editora Dom Bosco. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2019.

CANÇÃO NOVA CELEBRA 10 ANOS DE ADMISSÃO À FAMILIA SALESIANA <Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/brasil/cancao-nova-celebra-10-anos-de-admissao-familia-salesiana. Acesso em: 19 de jul. 2019>