Graus de pertença

 Os membros da Comunidade Canção Nova percorrem os seguintes graus de pertença:

Juniorato

Membros do Núcleo e Segundo Elo em formação na etapa inicial

Os três primeiros anos de compromisso constituem o tempo de grau de pertença do “Juniorato”, um período especial de formação inicial, no qual o novo membro deve viver a experiência concreta do carisma e da missão, próprios da Comunidade Canção Nova, tendo direito a um especial cuidado e acompanhamento por parte dos seus responsáveis, formadores e irmãos mais antigos da Comunidade Canção Nova.

O membro Júnior será encaminhado para uma Frente de Missão, onde o ambiente e as atividades devem ser tais que lhe abram campo para aprofundar, no dia-a-dia, a formação recebida durante o período de Discipulado, para poder enfrentar os desafios inerentes à vida, à vocação e às atividades próprias da Missão.

Temporário

Membros do Núcleo e Segundo Elo em formação para discernimento a uma pertença definitiva

Concluído o grau de pertença do Juniorato, o membro passa à qualidade de membro Temporário com voz ativa nas eleições da Comunidade Canção Nova. Tal período constitui um tempo de discernimento e preparação para realização do compromisso definitivo. Nesse tempo o membro busca a direção espiritual e acompanhamento pessoal mais acurado, devendo fazer dois retiros espirituais, especialmente elaborados, em preparação ao seu compromisso como membro definitivo.

Definitivo

Membros do Núcleo e Segundo Elo em formação permanente

Os membros definitivos são aqueles que passaram pelo período da etapa inicial de formação e por todo o caminho de formação proposto para discernimento a uma pertença definitiva.  Após feita uma avaliação fundamentando o seu juízo em elementos objetivos que comprovam a sua aptidão à vivência do carisma e da missão próprios da Comunidade Canção Nova ocorre a admissão ao grau de pertença Definitivo.