Comunidade renova gesto de Consagração a Nossa Senhora

Na noite desta segunda-feira, 27 de novembro, no Santuário Pai das Misericórdias, a Santa Missa, às 18h30, marcou a renovação da consagração dos membros da Comunidade Canção Nova a Nossa Senhora das Graças.

O vice-presidente, padre Donizete Heleno, presidiu a missa votiva a Virgem Maria, bem como outros sacerdotes concelebrantes, na qual encerrou o ano formativo dos membros da Comunidade Canção Nova, intitulado: “Canção Nova, a casa de Maria,45 anos formando discípulos”.

Padre Donizete refletiu sobre a oferta feita a Deus pela viúva e demais pessoas, segundo o texto do evangelho (Lc 21,1-4).

“A consagração é uma disposição interior, desejo de agradar a Deus, de dar-se completamente a Ele sem querer nada em troca”, disse o vice-presidente da comunidade ao iniciar sua homilia.

O sacerdote também destacou o aspecto devocional e o valor espiritual da consagração e exemplificou personalidades religiosas da Igreja, que realizaram o  ato de consagração a Virgem Maria, como  Pio XII, em 1942 e São João Paulo II, em 1982.

Em 2004, o fundador da Comunidade Canção Nova, o então, padre Jonas Abib, consagrou, no Altar do Mundo, a Comunidade Canção Nova ao Imaculado Coração de Maria, recordou o vice-presidente. 

Reveja o ato de consagração realizado pelo  Mons. Jonas Abib no vídeo abaixo:  

Esta celebração na “Canção Nova, a casa de Maria, 45 anos formando discípulos” foi uma oportunidade dos membros refletirem e se inspirarem no perfil da Virgem Maria, condensado nos quatro dogmas, concluiu o sacerdote. 

O ato de consagração

Após a homilia, os missionários se aproximaram do ícone de Nossa Senhora das Graças e, em comunhão, recitaram a oração de consagração redigida em documento interno pelo fundador, Monsenhor Jonas Abib, em maio de 1996. 

Nos dias que antecederam o gesto de consagração dos membros da Comunidade Canção Nova a Virgem Maria, a formação preparou uma programação singular, a qual contemplou momentos de espiritualidade mariana, encontros fraternos entre as residências comunitárias e, por fim,  a bênção de uma imagem de Nossa Senhora das Graças, entronizada na  sede da comunidade, além de oferecer almoço celebrativo.

Ano formativo da CCN

O tema: “Canção Nova, a casa de Maria, 45 anos formando discípulos”, o qual norteou a formação interna dos membros da Comunidade, neste ano foi escolhido pelo fundador, Monsenhor Jonas Abib, antes do seu falecimento, contou a  formadora geral da comunidade, Vera Lúcia Reis. 

Tradicionalmente, o ano formativo tem início no mês de fevereiro; e sua conclusão no mês de novembro.