Co Fundadores

Companheiros de missão

“O dom Canção Nova foi criando corpo em mim. Já expressei algumas vezes a resistência que tive diante dos termos ‘fundação’ e, principalmente, ‘fundador’. Mas essa ideia de uma criação específica de Deus, de pessoas ‘criadas juntas’, ‘criadas em cacho’ e com ‘laços de ser’ foi clareando em mim, foi tendo ressonância no meu interior. E, embora não soubesse nomeá-la, fui sentindo que essa realidade também me habitava”, testemunha o fundador da Comunidade Canção Nova.

Ao escolher um fundador, Deus lhe dá a graça de ter em si a realidade de tudo aquilo que é o carisma. Por outro lado, o Senhor coloca ao lado deste pessoas que o auxiliam nesse processo de encarnação do carisma, são aqueles que chamamos de “co-fundadores”. Eles são como aquela palavra que está escrita no livro do Gênesis: “Uma ajuda adequada”. É isso que Wellington Silva Jardim (Eto) e Luzia Santiago têm sido, ao lado do monsenhor Jonas, ao longo destes anos na Canção Nova.

“Deus colocou do meu lado a Luzia. Ela é ponto de referência para mim. O Senhor a colocou para isso. Ela acaba sendo um referencial para eu discernir com clareza a vontade de Deus para mim e, principalmente, para os caminhos da Canção Nova. É impossível negar o nosso laço de ser e de missão, principalmente em relação à comunidade [Canção Nova]. Deus colocou a Luzia como minha companheira na missão”, partilha monsenhor.

Outra pessoa que Deus pôs para viver ao lado do monsenhor e trabalhar junto com ele foi o Eto, que hoje é esposo de Luzia. “Depois dos fatos, cheguei a entender, com muita clareza, que se eu sou o sacerdote, ele [Eto] é o governador; se eu tenho o dom da fundação, se eu sou o formador, o educador, o fundador, ele é o que administra. Penso que o defino bem dizendo que ele é outro companheiro na missão”, conclui monsenhor Jonas.

Biografia

Wellington Silva Jardim, (Eto) como é conhecido, nasceu na cidade de Cruzeiro (SP) em 18 de maio de 1949.  É cofundador da comunidade Canção Nova e diretor Executivo da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação. Mais informações, acesse: https://eto.cancaonova.com/biografia/

luzia-santiago

Luzia de Assis Ribeiro Santiago nasceu em 26 de junho de 1949, em Virgínia (MG). É casada com Wellington Silva Jardim. Formada em Serviço Social, autora de diversos livros, apresentadora de programas na TV Canção Nova e cofundadora da comunidade Canção Nova. Mais informações, acesse: https://luziasantiago.cancaonova.com/biografia/