Dom João Inácio Müller é nomeado como arcebispo de Campinas (SP)

A nomeação aconteceu nesta quarta-feira, 15. Arquidiocese de Campinas estava vacante desde abril de 2018

Com CNBB

Dom João Inácio Müller / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Dom João Inácio Müller foi nomeado nesta quarta-feira, 15, arcebispo da Arquidiocese de Campinas (SP). A Arquidiocese estava vacante desde a nomeação de Dom Airton José dos Santos para a arquidiocese de Mariana (MG), em 25 de abril de 2018, e estava aos cuidados do administrador diocesano, o padre José Eduardo Meschiatti. Dom João Inácio, que foi transferido da diocese de Lorena (SP), nasceu em 15 de junho de 1960, em Santa Clara do Sul-RS, Diocese de Santa Cruz do Sul. Dom João Inácio fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores no dia 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote aos 3 de dezembro de 1988.

O novo arcebispo de Campinas estudou Filosofia na Faculdade Imaculada Conceição, na cidade de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre-RS, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém. Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum em Roma.

Durante seu presbiterado desempenhou os seguintes cargos: de 1988 a 1990 foi Promotor Vocacional e Membro da Equipe dos Formadores no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Taquari; posteriormente foi Promotor Vocacional, Membro do Secretariado Vocacional e do Conselho de Formação, Membro da Fraternidade no Seminário Menor em Arroio do Meio, de 1990 a 1992; foi Secretário de Pastoral, Promotor Vocacional, Guia dos Candidatos ao Postulantado em Lomba do Pinheiro, de 1992 a 1994; em 1997 e 1998 foi Guardião do Convento São Boaventura; Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista em Daltro Filho, de 1997 a 2004;

Também foi Mestre de Noviços, de 1997 a 2004; Secretário da Formação e Estudos da Província e Definidor Provincial, de 1999 a 2007; de 2005 a 2007 foi Vigário da Fraternidade, Mestre dos Estudantes de Filosofia, Agente de Pastoral na Rede de Comunidade da Paróquia Santa Clara no Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. De 2007 a 2013 foi Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis, que compreende o Estado do Rio Grande do Sul e presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil.

No dia 25 de setembro de 2013, Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Lorena, recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos do Dom Cláudio Hummes OFM, Cardeal Arcebispo de São Paulo, em Santa Clara do Sul, sua terra natal, escolhendo com lema do seu episcopado: Amor Dei Glória.

Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nome de todo o episcopado brasileiro, enviou uma saudação a dom João Inácio manifestando alegria pela nomeação. “Agrademos, nessa ocasião, o cuidado do Papa Francisco em prover pastores para as nossas Igrejas Particulares. O senhor percorreu uma trajetória em seu ministério episcopal servindo, desde 2013, o Povo de Deus, em Lorena (SP) e esse tempo de realizações no serviço do Reino de Deus o envia à Igreja que está em Campinas”, escreveu Dom Joel.

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.