O Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS (SBCC) realizou a 1ª edição do Simpósio on-line sobre Estatutos Jurídico: Canônico e Civil para as Novas Comunidades, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril, cujo objetivo foi o de orientar e sanar as dúvidas sobre a escrita dos Estatutos Jurídico, a partir da diferenciação de Associação Privada de Fiéis e Organização Religiosa.
Nesta conferência o vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Donizete Heleno Ferreira e a missionária Tarciana Matos foram os conferencistas.
Assista à playlist do Simpósio sobre Estatutos Jurídico: Canônico e Civil
Nos dois primeiros dias do Simpósio, os integrantes das Novas Comunidades e pessoas envolvidas na escrita de Estatutos Jurídico tiveram a oportunidade de acompanhar as colocações dos membros da Comunidade Canção Nova referente a criação de Associações Privada e Pública de Fiéis, bem como a identidade jurídica.
A dinâmica do terceiro dia contemplou o esclarecimento das dúvidas pertinentes às realidades dos movimentos eclesiais, tais como a confecção do Estatuto Jurídico: Canônico e Civil, a temática da figura do fundador de associações, assembleia, entre outras situações.
A coordenadora do regional sul I do SBCC, Lucimar Maziero, explicou que esse encontro nasceu em atenção às necessidades partilhadas pelos fundadores das Novas Comunidades, os quais estão no período de confecção dos Estatutos e outros, em tempo de atualizações.
“O zelo pela tua casa me consumirá (São João 2, 17)“, destacou o coordenador Nacional das Novas Comunidades junto ao Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS,Italo Fasanella. E desejou aos membros das Novas Comunidades que acompanhassem o Simpósio com dedicação, a fim de que o cuidado pela casa de Deus ganhasse notoriedade no meio carismático, ao ouvir os assuntos tratados pelos membros da Comunidade Canção Nova; padre Donizete Heleno, a advogada Tarciana Matos e o contador Alberico Neto, no Simpósio on-line sobre Estatutos Jurídico: Canônico e Civil.
Associações Internacionais do Brasil
No Brasil, existem três associações internacionais de Reconhecimento Pontifício: a Comunidade Católica Shalom, reconhecida como Associação Internacional Privada de Fiéis, em 22 de fevereiro de 2007; a Comunidade Canção Nova, em 12 de outubro de 2008 e, também, a Família da Esperança – Fazenda da Esperança, admitida em 24 de maio de 2010.