Perguntas mais frequentes

1-O que é a Equipe Vocacional?

A Equipe Vocacional da Canção Nova realiza o trabalho de discernimento vocacional com os candidatos a uma vida de entrega a Deus no Carisma Canção Nova. Uma entrega para uma vivência mais radical da consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado, numa vida em comunidade, conforme o estado de cada um. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular.

2Como surgiu a Equipe Vocacional?

Surgiu da necessidade de fornecer um acompanhamento vocacional para os jovens que aspiravam uma vida em comunidade e sentiam-se atraídos pelo carisma Canção Nova. A partir daí começamos um trabalho de discernimento vocacional com estes jovens. Com o número crescente de pessoas se despertando para o chamado a se consagrarem a Deus na Canção Nova, vimos então, a necessidade de se criar uma Equipe que pudesse ajudar no discernimento destas vocações.

3- Como é o trabalho da Equipe Vocacional?

Realizamos um trabalho de Orientação Vocacional para os Vocacionados à Canção Nova, que vai desde o primeiro contato com a Equipe, quer seja por carta ou e-mail, até o processo de acompanhamento e discernimento vocacional com os encontros vocacionais que o candidato participa no decorrer do Caminho Vocacional.

4- Como proceder para fazer um Caminho de Discernimento Vocacional com a Canção Nova?

O primeiro passo é a pessoa escrever uma carta ou e-mail, fazendo seu pedido para iniciar o Caminho de Discernimento Vocacional. Após este pedido a Equipe Vocacional estará entrando em contato com o candidato, fornecendo a ele as informações sobre o Caminho Vocacional e os requisitos exigidos pela Equipe para o início do discernimento.

Preenchendo todos os requisitos, a pessoa inicia oficialmente o Caminho de Discernimento Vocacional com a Canção Nova.

5Quais as etapas deste caminho?

A primeira etapa chamamos de caminho por correspondência, etapa em que a pessoa se corresponde com a Equipe, responde alguns questionários e em seguida ela passa por uma entrevista pessoal. Após esta entrevista ela poderá iniciar os encontros vocacionais.

6Qual a duração deste caminho vocacional?

Aproximadamente de dois a três anos dependendo da resposta de cada pessoa. São cinco encontros vocacionais por ano.

7- Onde são realizados os encontros vocacionais?

Normalmente a pessoa faz os encontros vocacionais na Casa de Missão mais próxima a ela.

Por exemplo, uma pessoa que mora em Niterói – RJ, escreve para a Casa de Missão no Rio de Janeiro e será assim acompanhada por esta casa. No segundo ano de caminho o candidato poderá ser encaminhado para fazer os encontros na Casa Mãe da Canção Nova em Cachoeira Paulista, para poder conhecer melhor a obra e para que também a Equipe conheça o candidato e assim verifique se ele realmente está preparado para fazer uma experiência de vida comunitária.

8- Como é esta experiência?

Chamamos de Pré – Discipulado este primeiro ano de experiência, onde a pessoa é chamada a viver conosco por um ano. No Pré – Discipulado, ela tem contato com as várias realidades da Canção Nova, seu carisma, trabalho, missão, formação, onde tem a oportunidade de ver e viver os princípios da Canção Nova. Neste tempo a pessoa é acompanhada por um formador pessoal que estará fazendo com ela um caminho de verificação da sua vocação para assim ela poder ao final desta etapa ingressar noDiscipulado da Canção Nova.

9- Qual o tempo de duração do discipulado?

Tem a duração de um ano e acontece em nossa casa de formação em Queluz-SP.

Mais dúvidas, escreva para nós!