Modo de vida

A Comunidade Canção Nova é um corpo associativo de fiéis cristãos formado de mulheres e homens (jovens e adultos; solteiros, casados e celibatários, sacerdotes e diáconos), que assumem a vivência mais radical da consagração a Deus feita no Batismo e na Crisma, em função do apostolado, numa vida em comunidade, conforme o estado de cada um. Tal vivência inspira-se na prática dos conselhos evangélicos, adaptada à vida secular. A integração destes diferentes estados na Comunidade Canção Nova é uma dimensão essencial do carisma. 

Viver da Providência – Conselho Evangélico de Pobreza

Junto à confiança na Providência, a vivência da pobreza evangélica exige o trabalho com afinco. Por isso cada membro deverá investir as suas capacidades, evitando toda forma de comodismo e ociosidade. Para viver conforme o espírito da pobreza evangélica, todos os membros da Comunidade Canção Nova deverão levar vida simples e modesta, abstendo-se de tudo que denote vaidade.

Masculino e feminino em Sadia Convivência– Conselho Evangélico de Castidade

A Comunidade Canção Nova se compõe de mulheres e homens, jovens e adultos, casados e solteiros, sacerdotes, diáconos e celibatários. Mas, antes de tudo, são irmãs e irmãos e assim devem se tratar, por isso, todos os membros deverão ter o máximo empenho em evitar as ocasiões que podem ser obstáculo à vivência da castidade.

Autoridade e Submissão – Conselho Evangélico de Obediência

Todos os membros também devem ser obedientes, nas coisas que se referem à natureza e finalidades da Associação, às autoridades constituídas na Comunidade Canção Nova. Os membros que são chamados a exercer autoridade, assumam-na em atitude de serviço por causa da missão. Dessa forma, o corpo associativo que é a Comunidade Canção Nova, coordenado e harmônico, realiza plenamente e com eficácia a sua vocação.

Vida Fraterna – Vivência da Reconciliação e Partilha

Ao ingressar na Comunidade Canção Nova, cada um dos membros abraça conscientemente o compromisso de vida fraterna através da vivência da caridade. Os relacionamentos devem ser marcados por essa realidade. A Comunidade Canção Nova é feita de pessoas humanas e frágeis. Cada um deve se empenhar continuamente para corrigir em si aquelas atitudes e modos de ser que não constroem a vida fraterna. O exercício do perdão, segundo o mandamento do Senhor, é fundamental para a vida fraterna em comunidade. Viver reconciliado é um dever de todos os membros, que devem sempre e o quanto antes (cf. Mt 5,23-24; Ef 4,26b) perdoar-se reciprocamente das ofensas recebidas (cf. Mt 18,21-22).

Portanto, o fundamento da Comunidade Canção Nova é o Evangelho: viver e comunicá-lo de maneira integral, na eficácia do Espírito Santo, enquanto esperam e apressam a vinda gloriosa do Senhor (cf. 2Pd 3,12), deve ser o empenho de todos os membros.