Confira lista atualizada de Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus da Família Salesiana

Por: ANS – Roma

 

 A Postulação Salesiana inclui 173 santos (9), beatos ou bem-aventurados (118), veneráveis (17), servos de Deus (29). As causas acompanhadas diretamente pela Postulação são 55. Além disso, a Postulação acompanha as causas do Venerável Camillo Costa de Beauregard, sacerdote da diocese de Chambery (França); de Casimiro Barello Morello, terciário franciscano, peregrino entre a Itália e a Espanha; de Augusto Bertazzoni, Arcebispo de Potenza; e do Servo de Deus Felice Canelli, sacerdote da diocese de São Severo e Salesiano Cooperador.

Arte: Andrea Cugini da Escola Gráfica Salesiana de Milão – Alguns exemplos de Santidade da Família Salesiana Mundo a fora

“É necessário expressar profunda gratidão e louvor a Deus pela santidade já reconhecida na Família Salesiana (FS) de Dom Bosco e por aquela em fase de reconhecimento. O êxito de uma causa de Beatificação e Canonização é um evento de extraordinária relevância e valor eclesial. Trata-se, de fato, de discernir a fama de santidade de uma pessoa batizada, que viveu as bem-aventuranças evangélicas em grau heroico ou que deu sua vida por Cristo. De Dom Bosco até os dias atuais, reconhecemos uma tradição de santidade que merece atenção, porque encarna o carisma que dele se originou e que se expressou em pluralidade de estados de vida. São homens e mulheres, jovens e adultos, consagrados e leigos, bispos e missionários que, em contextos históricos, culturais e sociais diferentes, no tempo e no espaço, fizeram brilhar o carisma salesiano com uma luz singular, representando um patrimônio que desempenha um papel eficaz na vida e na comunidade dos fiéis e para homens de boa vontade” – afirma o P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral.

Merecem lembradas as Causas iniciadas em 2019 e 2020 relativas aos Servos de Deus: P. Luigi Bolla (1932-2013), missionário salesiano entre os povos indígenas do Equador e Peru; P. Silvio Galli (1927-2012), sacerdote salesiano testemunha da compaixão de Cristo pelos marginalizados, pelos pobres; Vera Grita (1923-1969), Salesiana Cooperadora, com a Obra dos Tabernáculos Vivos; Madre Rosetta Marchese (1922-1984), Filha de Maria Auxiliadora, Superiora Geral, testemunha de uma maternidade espiritual no dinamismo misterioso do sofrimento; Dom Giuseppe Cognata (1885-1972), Bispo salesiano de Bova e fundador das Salesianas Oblatas do Sagrado Coração, companheiro generoso de Cristo Redentor em provação e humilhação.

Neles, reluz o que o Catecismo da Igreja Católica descreve quando se menciona a santidade cristã: O progresso espiritual tende para a união cada vez mais íntima com Cristo. Esta união chama-se «mística», porque participa do mistério de Cristo pelos sacramentos – «os santos mistérios» – e, n’Ele, no mistério da Santíssima Trindade. Deus chama-nos todos a esta íntima união com Ele, mesmo que graças especiais ou sinais extraordinários desta vida mística somente a alguns sejam concedidos, para manifestar o dom gratuito feito a todos. (n. 2014).

Um agradecimento especial a Andrea Cugini, da Escola Gráfica Salesiana de Milão, por ter criado e realizado o pôster.


Acesse poster aqui:

📁 Poster2020

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.