A Igreja Católica vive um tempo de especial graça: o ano jubilar. O Jubileu é um marco promovido e celebrado pela Igreja a cada 25 anos. O ano jubilar é especialmente dedicado à caridade, à oração, à reconciliação e à vivência profunda da Misericórdia divina.
Através da Bula de Proclamação do Jubileu deste ano, a “Spes non confundit – A esperança não engana” o Santo Padre, o Papa Francisco, convocou para esse ano de 2025 o Jubileu da Esperança, com o tema “Peregrinos de Esperança”. Durante o Jubileu, as Portas Santas das basílicas romanas, como São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros são abertas para peregrinação dos fiéis. Atravessar a Porta Santa é um símbolo de penitência, renovação espiritual e também de esperança para os fiéis, uma vez que a Porta (que representa o próprio Cristo) está sempre aberta para quem se converte.
Além da passagem pela Porta Santa, o Jubileu também é um despertar para os fiéis católicos a um tempo novo em sua relação com Deus e com a Igreja pela renovação na vivência dos sacramentos e da vida de oração.
A experiência jubilar em Comunidade
Toda a Igreja é convocada a viver o Jubileu com fé e profundidade. Uma vez que a Canção Nova nasceu da Igreja e para a Igreja, vive no seio da Igreja Católica esse tempo forte e propício para a oração, não somente externamente, com o povo de Deus, mas também internamente a vivência do Jubileu permeia e fecunda a vida pessoal e espiritual dos missionários.
Na Sede de Governo da Comunidade Canção Nova, a experiência jubilar desse ano tomou forma na peregrinação da Secretaria Geral até Lorena/SP. Danusa Rêgo, assessora de imprensa da Comunidade Canção Nova, expressa sua alegria de viver a nível comunitário um dos sinais do Jubileu:
“Foi um privilégio fazer esta peregrinação com meu setor de atuação missionária, aqui na Canção Nova! Vivemos uma manhã de espiritualidade simples, mas ao mesmo tempo muito profunda! Tive a oportunidade de fazer a Oração do Jubileu, adorar Jesus Sacramentado, confessar, participar da Missa e lucrar indulgência plenária! Também foi muito especial estar com os irmãos, partilhar vida, enquanto estávamos no ônibus…Enfim, precisamos de momentos assim! Me sinto renovada para viver minha missão e a minha vida, em muitos aspectos!”
A Canção Nova no coração da Igreja
Na missão da Canção Nova na Itália, o Presidente da Comunidade Canção Nova, Pe. Wagner Ferreira e o Vice-Presidente, Pe. Donizete Heleno, juntos aos demais missionários da Comunidade que hoje estão em Roma, viveram a experiência jubilar de atravessaram juntos a Porta Santa. O responsável de missão de Roma, o missionário Roger Ferrari, expressou a profundidade da espiritualidade dessa experiência:
“Foi uma experiência muito real e profunda viver a passagem da Porta Santos com o Padre Donizete e com o Padre Wagner, porque estamos aqui desde o início do Jubileu com a abertura da Porta Santa no final do ano passado e já acompanhamos e trabalhamos em alguns Jubileus, mas filmando, vendo outros grupos passarem pela Porta Santa. Já tínhamos também passado de maneira individual nas Portas Santas das Basílicas Papais de Roma, mas foi a primeira vez enquanto comunidade que fizemos esse percurso. Dessa forma foi muito impactante porque aproveitamos a presença do Presidente e do Vice-Presidente para representarmos todo o corpo Canção Nova, todos os membros, missionários, toda a família Canção Nova que gostaria de viver essa experiência aqui em Roma. Foi um percurso de fé, de esperança, mesmo diante dos desafios que vivemos enquanto comunidade. Foi um momento de muita graça!”
Aprofundar no conhecimento e na vivência do Jubileu da Esperança
Todos os detalhes e informações sobre o Jubileu da Esperança, bem como o calendário com todos os eventos e outras informações complementares estão dispostos no site oficial do Jubileu.
Você pode acessar clicando aqui: site oficial do Jubileu da Esperança – 2025