“Comece com os jovens…”. Quando, há 46 anos, influenciado pela Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi, do Papa Paulo VI, o saudoso Dom Antônio Afonso de Miranda incentivava a evangelização da juventude ao padre Jonas Abib não se conhecia a magnitude dessa inspiração. Estavam ali, naquelas palavras, as sementes da Comunidade Canção Nova; seus frutos, sempre vivos a partir do sim do fundador, são nítidos até hoje na vida de milhares de pessoas.
Mas a missão que deu origem aos chamados “Catecumenatos”, um curso de catequese para jovens, se atualizou na própria dinâmica da Comunidade. Hoje, uma dessas expressões de evangelização da juventude acontece pelo trabalho desenvolvido pelo Ministério Jovens Canção Nova.
Um mover de Deus
“Eu ouvi a frase comece com os jovens, porque com os jovens é mais fácil; mas, agora, eu é que digo para vocês: recomecem com os jovens, porque com os jovens é mais fácil! Eu tenho 85 anos e não posso mais fazer isso, mas vocês podem”. Foi assim, com esse renovar do convite à evangelização da juventude, que Monsenhor Jonas Abib confirmou o desejo e a motivação que já existiam no coração de alguns membros da Comunidade Canção Nova.
Um desses jovens é o missionário Tiago Marcon que conta um pouco mais dessa inspiração: “O Ministério Jovem surgiu da inquietude de corações de pessoas que sentiam a falta e, ao mesmo tempo, a necessidade de que a nossa expressão jovem do e no carisma ficasse mais nítida. É claro que nós temos expressões que alcançam os jovens, como o PHN, o Revolução Jesus, os Jovens Sarados, que também nasceu desse carisma, mas sentíamos a falta de que o espírito jovem do carisma, — afinal somos uma comunidade jovem —, se potencializasse, ficasse saliente, houvesse um resgate, que viesse de dentro pra fora”.
Da inspiração inicial ao impulso do fundador os trabalhos não pararam. Voltada para os membros e filhos de membros da Comunidade, vocacionados e outros jovens atraídos ao Carisma Canção Nova, a atividade missionária do Ministério Jovens CN é plural. Uma vez por mês acontece o “Fontes” – em alusão a um documento interno da Comunidade -, um encontro de oração, partilha da Palavra de Deus, “um lugar de expressão da arte e da musicalidade, com a característica forte da espontaneidade, da liberdade no Espírito Santo, da expressão dos dons”, afirma Tiago Marcon.
Anualmente, acontece o Congresso de Jovens, um desejo do coração de Monsenhor Jonas que esperava por um encontro que pudesse abraçar os jovens da Comunidade e outros jovens próximos ao carisma. Depois surgiu o projeto “Ide“, em que os jovens visitam as casas de outros jovens, numa evangelização direta: jovem evangelizando jovens! Mais recentemente, após a inauguração do Espaço Jovem, em Cachoeira Paulista, veio o “Oikós“, em que mais uma vez se reúne a juventude para mergulhar em uma temática específica. Tudo isso, iluminado por uma proposta ousada: fazer recurso de novos meios, novas linguagens e nova roupagem na evangelização, sem perder a essência daquilo que é originalmente o carisma Canção Nova. “É um desafio alcançar uma juventude bombardeada por muitas correntes… Por isso, nós não devemos temer encontrar novos meios, nova linguagem nova roupagem, para que possamos atrair o jovem. A embalagem não é o mais importante, mas ela tem o papel fundamental de atração, ao mesmo tempo que também conserva… O que fica depois não é a aparência; ela é só um ponta pé inicial, uma isca de atração. O que fica é a experiência concreta com Jesus que transforma e revoluciona.”.
Encontrei meu lugar…
Os testemunhos estão aí para confirmar que a inspiração traz frutos. Frutos também dentro da própria Comunidade. Sarah Sabará, missionária da Canção Nova, no modo de compromisso Segundo Elo, conta um pouco da experiência que faz no Ministério Jovens Canção Nova, ora bebendo da graça de Deus, ora servindo no exercício das artes. “É uma experiência de liberdade! Eu sinto como se ali eu não fosse julgada, analisada; como se eu fosse olhada como uma potência e, por conta disso, eu me sinto livre e ajo confortável ali mesmo sabendo que, se eu errar, eu vou ser corrigida, eu vou ser trabalhada. […] Eu me sinto como se tivesse encontrado meu lugar… Deu match! (rsrs) Foi compatível! Ali consigo exercer uma área da minha missionariedade enquanto ministério, no que eu sou ministeriada: eu sou das artes, então eu canto, danço, eu atuo, eu rezo por alguém… Deus tem permitido esse treinamento que hoje continua e aprimora o dom dentro de mim!“
Um treinamento que contribui não apenas no âmbito vocacional, mas como uma resposta ao processo de desgaste e desvirtuamento de valores artísticos, tão preciosos na evangelização da juventude. “A arte é liberdade, é expressão da alma, de uma forma mais sensível, em que você trabalha com os sentidos. Por isso, liberdade é essencial. Porém, no mundo, se exercitou tanto liberdade depravada que se transformou em libertinagem. Mas hoje eu vejo o mover do Espírito trabalhando na recuperação da liberdade artística, que vai dizer da liberdade espiritual e missionária“, afirma Sarah.
Na liberdade do Espírito!
Essa liberdade espiritual é a tônica de todas as inspirações que surgem no Ministério Jovens Canção Nova. Novo não apenas no nome, mas no tempo de existência, o ministério vai se estruturando, abrindo portas de atração aos corações mais distantes de Cristo, ao mesmo tempo que vai se conhecendo e deixando ser formado por Deus. “Deus vai nos dando peças de um quebra-cabeças que aos poucos vamos montando… Temos clareza de onde queremos chegar no agora, mas sabemos que existe muito mais. Algo em comum entre aqueles que estão à frente é entender que estamos “no mover de Deus” e precisamos ser dóceis ao que Ele inspira!”, afirma Tiago Marcon.
Ainda segundo ele, o entendimento desse “mover de Deus” acontece à semelhança de uma grande engrenagem, em que cada um que chega, seja missionário ou não, seja jovem em idade ou não, traz um componente novo: “O Ministério Jovem também é uma oficina para que novos dons surjam, para que dons enterrados aflorem. Queremos cumprir com fidelidade o que Deus nos dá para que o espírito jovem seja revitalizado e novas expressões e referências dentro do dom surjam. Mas, principalmente, queremos colaborar com a perpetuação do dom, enraizados em nossa vocação, no nosso chamado e no nosso carisma, ousando Espírito, naquilo que de novo Ele quer trazer e resgatar“.
Para conhecer mais do Ministério Jovens Canção Nova, siga o perfil do instagram @jovenscancaonova ou acesse o conteúdo já produzido no canal do Youtube Jovens Canção Nova.
________________________________________________________________________________
George Lima Facundo, natural de Maranguape/CE,
missionário da Comunidade Canção Nova desde 2014.
Candidato às ordens sacras, estudante de Teologia,
bacharel em Comunicação Social Jornalismo (UFC) e
licenciado em Filosofia pela Faculdade Canção Nova.