“Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações (Jr. 1,5)”.
Sou de família católica e tive a oportunidade de crescer em meio às atividades da Igreja nas pastorais e grupos de oração. Mas, após o meu encontro pessoal com Jesus, percebi o quanto sou amada por Ele e desejei que outras pessoas experimentassem este amor. Ao rezar com a passagem de Jeremias (Jr. 1,5) algo me chamava a atenção, mas eu ainda não havia compreendido muito bem.
Comecei a ser mais atuante nas atividades de evangelização da paróquia e sentia que ainda precisava fazer algo mais. Eu não me sentia completa. A experiência com a música “A caminhada”, do padre Jonas Abib, me indicava um caminho. Em 2005 estive pela primeira vez na Canção Nova e tudo me parecia muito familiar, era como se eu já conhecesse e fizesse parte daquele lugar. Em um momento de adoração, senti que Deus me chamava a seguí-lo na Canção Nova. A partir daí, fiz os encontros vocacionais para conhecer o modo de vida da comunidade e me deparei com o medo de deixar minha família e os meus sonhos. Achei melhor esperar para amadurecer aquela decisão tão importante. Terminei a faculdade, namorei, passei em concursos, trabalhei e, mesmo assim, ainda me sentia incompleta. Então, retomei o caminho de discernimento vocacional e, em 2011, ingressei na comunidade onde estou há oito anos.
Posso dizer que o carisma Canção Nova, com seus princípios e regras de vida, tem me apontado um caminho de santificação que faz de mim uma mulher mais íntima de Deus, consciente das minhas fragilidades e qualidades, aberta a conhecer as pessoas e a testemunhar a alegria de servir ao Senhor.
A Canção Nova é a casa de Maria, assim como Jesus foi educado e formado por esta mãe, é assim que me sinto hoje: alguém que vem sendo formada pelas mãos de Nossa Senhora.
Hoje, vivo a feliz expectativa de fazer o meu compromisso definitivo com a Canção Nova e isso significa muito pra mim, pois percebo que aquela palavra de Jeremias: “eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”, agora, faz todo o sentido. Eu não estava enganada e não deixei a minha casa apenas por vontade própria, mas porque ouvi este chamado e, neste tempo de preparação para assumir definitivamente, o meu chamado, percebi que encontrei a minha vocação e sou feliz por viver o meu caminho de santidade no carisma Canção Nova. Posso, de fato, constatar: é feliz quem realiza a sua vocação!
Nesse tempo, eu tive a oportunidade de ver pessoas se encontrando com o amor de Deus e sendo batizadas no Espírito Santo, através deste carisma e do meu simples: “sim”. Vidas transformadas: isso não tem preço! Sou profissional, de Deus, na evangelização e essa é a minha vocação: comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe, porque sua segunda vinda está próxima.
Louvo a Deus por esta escolha, por este caminho de santificação, por todas as pessoas que Ele me deu a oportunidade de amar e de ser amada, através da vida comunitária, e peço a Ele a graça de ser fiel e de glorificá-lo com minha vida através de uma Canção Nova, Para Sempre.
Lívia Souza Almeida
Comunidade Canção Nova