Escola de Formadores fala do serviço da autoridade nas comunidades

Fotos: Adailton Batista | Comunidade Canção Nova

 

A Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), reuniu, no último final de semana, de 30 de agosto a 1º de setembro, representantes de quarenta Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais do Brasil, na 24ª edição da Escola de Formadores, que teve como tema central ‘O serviço da autoridade nas comunidades’.

O encontro contou com uma programação rica, que incluiu celebrações eucarísticas, momentos de oração, conferências e mesa redonda. A Escola de Formadores é uma oportunidade de comunhão eclesial entre as diversidades dos carismas da Igreja.

A fundadora da Comunidade Católica Rainha da Paz da diocese de Sobral(CE) e coordenadora das Novas Comunidades no Ceará, Tásia Maria Montenegro Santiago, participou da Escola de Formadores em companhia da equipe formativa, na intenção de repassar os conteúdos estudados para os demais membros da comunidade.

“Nossa equipe formativa veio para a Escola de Formadores porque sabíamos que iríamos encontrar alimento sólido e uma fonte límpida”, afirmou a fundadora.

A Escola de Formadores teve início com a celebração da Santa Missa, no Santuário Pai das Misericórdias, presidida pelo Bispo Auxiliar de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, o qual colaborou com mais duas palestras no decorrer do dia sobre “O Conselho Evangélico da Obediência” e “A formação como caminho de prevenção para sucessão”.

O presidente da Comunidade Canção Nova e da Fundação João Paulo II, padre Wagner Ferreira, refletiu com os representantes das Novas Comunidades o tema “A formação da consciência moral para o serviço de autoridade”.

Na sua intervenção, padre Wagner Ferreira explorou os critérios de eclesialidade das comunidades carismáticas à luz do mistério pascal de Cristo.

“Quando eu não consigo ver o outro como pessoa, menos humano eu me torno. O contrário de amar é usar”, afirmou a Cooperadora Salesiana Maria Teresa Rosa na abordagem do tema “Os abusos na vida da Igreja: tipos a serem combatidos”, na conferência realizada no segundo dia da Escola de Formadores.

Ainda neste dia, o Fundador do Instituto Chiara Luce, Alex Valadares, destacou a importância dos líderes das Novas Comunidades terem lugares de oásis na dimensão relacional, a exemplo de Jesus que tinha a casa de Betânia para descansar.

No encerramento da Escola de Formadoras, o membro da Comunidade Canção Nova Sérgio Coutinho testemunhou a experiência como leigo no serviço da autoridade. “A vida de um líder cristão é exigente e, muitas vezes, solitária. Ele precisa estar à frente das ovelhas para apontar a direção em um caminho tantas vezes não muito claro nem para ele mesmo”, disse o missionário ao falar de seu livro “O serviço da autoridade”.

A Escola de Formadores é organizada pela equipe da Formação Geral da Comunidade Canção Nova. O evento acontece, desde 2003, como suporte para quem exerce o serviço da autoridade na formação integral das pessoas em suas ações de evangelização.

Acompanhe as publicações do Eventos Canção Nova  para ter informações da próxima edição da Escola de Formadores da Comunidade Canção Nova.