A Comunidade Canção Nova celebra a iniciativa quaresmal "24 horas para o Senhor"

 

No tempo quaresmal somos convidados a percorrer o caminho do Jejum, da Oração e da Caridade | Imagens: TV Canção Nova

A Comunidade Canção Nova celebrou a décima edição da iniciativa quaresmal “24 horas para o Senhor”, convocada pelo Papa Francisco. A abertura da iniciativa aconteceu com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Joaquim Wladimir Lopes, bispo da Diocese de Lorena (SP), no dia 17 de março, às 7 horas, no Santuário Pai das Misericórdias (SP).

 

No início da homilia o bispo refletiu sobre a Liturgia da Palavra e seguiu meditando sobre os primeiros mandamentos e, também, sobre o tempo Quaresmal.

“A Quaresma é o tempo favorável para voltar para o tempo essencial, despojarmos daquilo que nos sobrecarrega para nos reconciliarmos com Deus, para reacender o fogo do Espírito Santo que habita escondido por entre as cinzas de nossas fragilidades humanas”, disse dom Wladimir.

Dom Wladimir destacou que nesta Quaresma é necessário regressar ao essencial. “Regressar ao Senhor e a nós mesmos. As cinzas que recebemos no início da Quaresma recorda-nos quem somos e de onde viemos. Reconduzir-nos à verdade fundamental da vida: Só o Senhor é Deus e nós, somos obras das suas mãos”, afirmou.

Para voltar a Deus, a verdade de nós mesmos e voltar ao convívio com todos os irmãos, somos convidados a percorrer o caminho do Jejum, da Oração e da Caridade, sublinhou o celebrante.

Campanha da Fraternidade

O bispo recordou a proposta da Campanha da Fraternidade (CF) 2023, que tem como tema Fraternidade e fome e a inspiração bíblica do lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). A Campanha é apresentada como exercício de conversão social, onde os fiéis são convidados a refletir sobre o flagelo da fome, disse Dom Wladimir.

Papa Francisco

O bispo destacou a mensagem do Papa Francisco aos fiéis brasileiros por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade (CF) 2023, na qual, o pontífice expressou o desejo de reflexão sobre a fome, e sobretudo, a partilha dos dons.

Objetivo central das “24 horas para o Senhor”

Portanto, o objetivo central destas “24 horas para o Senhor” é conduzir os fiéis à oração em silêncio, em adoração ao Santíssimo e vivenciar com intensidade o sacramento da Confissão para viver com mais profundidade o período quaresmal como preparação para a Páscoa do Senhor, concluiu o bispo.

A programação seguiu até o sábado(18), com meditações da Palavra de Deus, celebração da Santa Missa e adoração ao Santíssimo. A iniciativa envolveu os missionários da Comunidade Canção Nova, entre eles, os solteiros, casados, celibatários, diáconos e sacerdotes.

O tema deste ano é “Ó Deus tem piedade de mim que sou pecador” (Lc 18, 13).