Monsenhor Jonas Abib participa do 28º Capítulo Geral dos Salesianos em Turim- Itália

Uma imensa graça acontece envolvendo o carisma Canção Nova e a Família Salesiana. Monsenhor Jonas Abib está em Turim – Itália como convidado do 28º Capítulo Geral dos Salesianos.  Esta é a segunda fez que o Fundador da Comunidade Canção Nova participa deste encontro. A primeira aconteceu em 2014 quando foi eleito o atual e décimo sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor Pe. Ángel Fernandez Artime.

Normalmente, o Capítulo Geral dos Salesianos se reúne a cada seis anos para fazer um balanço da situação, traçar as linhas para os seis anos seguintes e eleger o Reitor-Mor e os demais membros do Conselho Geral. Este ano, haverá 243 capitulares entre os que têm direito a voto e em vida. O espanhol Pe. Ángel Fernandez Artime, 60 anos, pode ser reeleito para outro mandato.

FOTO: ANS – Salesiana – Ao centro o cardeal salesiano Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga. A esquerda o atual Reitor- Mor Salesiano e décimo sucessor de Dom Bosco – Pe. Ángel Fernandez Artime. A direita o antigo Reitor – Mor e nono sucessor de Dom Bosco – Pe. Pascual Chávez Villanueva

A presença dos “filhos” de Dom Bosco 14.618 salesianos no mundo (132 bispos, 14.056 professos e 430 noviços) 1.392 coadjutores, com 28 diáconos permanentes, em 1.802 obras canonicamente montadas 3.643 escolas e institutos com 940 mil estudantes e 68 mil professores e instrutores 830 centros de formação profissional, 200 mil estudantes e 15 mil professores.

 

Amanhã, 22 de Fevereiro – Dia especial para o Fundador da Comunidade Canção Nova

O tema deste 28º Capítulo Geral Salesiano é “Quais Salesianos para os jovens de hoje?”. Este encontro recorda a última realização de um Capítulo Geral Salesiano em Valdocco há exatos 62 anos.

FOTO: ANS – Salesiana – Santos salesianos pelo mundo

FOTO: ANS – Salesiana- Beatos Salesianos pelo mundo

FOTO: ANS – Salesiana – Servos de Deus salesianos pelo mundo

Apesar de estarem reunidos desde o dia 16 de Fevereiro com previsão de término no dia 04 de Abril, a missa de abertura deste 28º Capítulo Geral Salesiano ocorre amanhã na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Valdocco- Turim.

FOTO: ANS – Salesiana – Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora em Valdocco – Itália

 Logo em seguida acontece, também a sessão oficial de abertura deste capítulo geral no “Teatro Grande” de Valdocco  . Tanto a missa como a sessão oficial de abertura serão transmitidas ao vivo pelo Facebook (4h da manhã – Brasil / 8h – horário local). Clique aqui e acesse o Facebook

Convite dos Salesianos para transmissão ao vivo da missa de amanhã de abertura oficial do seu 28º Capítulo Geral

Numerosas autoridades civis e religiosas participarão da cerimônia solene deste sábado, dia 22 de Fevereiro: a prefeita da cidade de Turim, Chiara Appendino, foi convidada; o arcebispo de Turim, Mons. Cesare Nosiglia; o brasileiro, Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica; numerosos cardeais e prelados salesianos: cardeais Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga , Tarcisio Bertone e Ricardo Ezzati ; Monsenhor Enrico dal Covolo , Adrianus van Luyn , Mario Toso , Vitaliy Krivitskiy , Calogero La Piana , Peter Štumpf , Joaquim da Silva Mendes , Luc Van Looy , Ludwig Schwarz e outros.

A participação dos Superiores Maiores e dos Diretores da Família Salesiana também será de grande importância:

 Madre Yvonne Reungoat, Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora;

 Antonio Boccia, Coordenador Mundial dos Cooperadores Salesianos;

 Renato Valera, presidente da Associação Primária de Maria Auxiliadora (ADMA);

 os Chefes Mundiais de Voluntários de Dom Bosco e Voluntários com Dom Bosco;

 os presidentes das confederações dos ex-alunos das SDB e das FMA, Michal Hort e Maria Maghini, respectivamente;

 Dina Moscioni, Coordenadora Geral das Testemunhas do Ressuscitado;

 diácono Guido Pedroni, Depositário Geral da Comunidade da Missão de Dom Bosco;

 Ir. Joe D’Souza, SDB, fundador e superior dos Discípulos;

 Monsenhor Jonas Abib, SDB, fundador e superior de Cancão Nova;

 Madre Teresia Furuki Ryoko, Superiora Geral das Irmãs da Caridade de Jesus;

 Irmã Luigina Bellomo, Vigária Geral dos Apóstolos da Sagrada Família;

 e delegações e representações de outros grupos ainda.

 

Veja este vídeo abaixo e conheça a Obra Salesiana em números pelo mundo:

 

Caso queira acompanhar as últimas noticias e mais novidades deste 28º Capítulo Geral dos Salesianos, acesse as redes sociais que acompanharão o evento clicando em cima do nome:

Facebook

Flickr

ANS – Agência de Informação Salesiana (em português)

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.