Aniversário de 137 anos da presença Salesiana no Brasil

Em 14 de julho de 1883, chegavam a Niterói, RJ, os primeiros Salesianos de Dom Bosco.

Vale sempre recordar que sem os Salesianos, não existiria a Comunidade Canção Nova ! Além da Canção Nova fazer parte da Família Salesiana, o nosso Pai-fundador, Monsenhor Jonas Abib, pertenceu a congregação por pouco mais de 30 anos .

 Sobre a Chegada no Brasil e a abertura da primeira missão

Em Niteroí- RJ, os Salesinaos fundaram o Colégio Santa Rosa, primeira obra salesiana no país, iniciando o trabalho educativo e pastoral que, pouco a pouco, se estendeu por todo o território nacional. Passados 137 anos, atualmente a Família Salesiana mantém centenas de obras sociais e escolas, instituições de ensino superior e órgãos de comunicação, tem atuação em paróquias e presenças missionárias, sempre em fidelidade à missão de estar a serviço dos jovens, especialmente os mais carentes.

O foco na educação dos jovens filhos das classes populares, especialmente os ex-escravos e imigrantes, foi fator preponderante na fundação da segunda obra dos salesianos no Brasil, o Liceu Coração de Jesus, em São Paulo (SP), em 1885. Pouco depois, em 1892, as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) chegaram a Guaratinguetá-SP, para estender às meninas o carisma educacional de Dom Bosco e Madre Mazzarello. E em junho de 1894, a ação missionária entre os povos indígenas, outro ponto importante da proposta salesiana, tinha início em Cuiabá-MS, então no estado do Mato Grosso.

A pedagogia e o carisma de Dom Bosco, baseados no tripé “razão, religião e carinho”, expandiram-se por todo o país. Criaram-se escolas, da educação infantil ao ensino superior; centros de formação profissionalizante; oratórios; obras assistenciais e sociais; além da atividade missionária junto aos povos indígenas e de dezenas de paróquias sob a responsabilidade salesiana.

Atualmente os Salesianos de Dom Bosco (SDB) estão organizados em seis inspetorias no Brasil, que compõem a Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (Cisbrasil). Já as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) têm nove inspetorias no país, congregadas na Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). As duas entidades nacionais, desde 2012 e em uma proposta inovadora, trabalham conjuntamente em algumas frentes, por meio da Rede Salesiana Brasil (RSB).

Fonte: Boletim Salesiano

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.