A "política do Pai Nosso" de Dom Bosco

«Seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra» (Mt 6,10)

“BONS CRISTÃOS E HONESTOS CIDADÃOS”

A foto abaixo impressiona, num primeiro momento, devido a presença de Dom Bosco em meio aos jovens da atual época . Por outro lado, Dom Bosco é assim. Não media esforços para estar em meio aos jovens !

Fonte: Salesianos de Dom Bosco – https://www.sdb.org/

No dia 24  de Julho de 2019, o décimo sucessor de Dom Bosco e Reitor – Mor dos Salesianos, P. Ángel Fernández Artime, apresentou a Família Salesiana a Estréia de 2020 (fio condutor da Guia Pastoral da Família Salesiana pelo mundo) com o tema citado no título deste artigo. O conteúdo, amplo e profundo, chega em diversas línguas, entre elas: o italiano, inglês, espanhol, francês, português e polaco.

Confira o emocionante vídeo sobre o tema:

O sucessor de Dom Bosco reflete, na sua introdução, o desejo de “encarnar” no tema proposto a “essência da educação salesiana”:

“Precisamos aprofundar sempre mais a nossa identidade de evangelizadores e educadores da fé.

Há uma crescente fragilidade, e, às vezes, incapacidade, em ser apóstolos e missionários dos jovens. E, ao mesmo tempo, há o risco de não educar os nossos jovens para um sentido forte de cidadania, justiça social e valores evangélicos que levem a interiorizar, como programa de vida, o serviço aos outros, o empenho na vida pública, a honestidade pessoal e a “alergia” a qualquer tipo de corrupção, a sensibilidade pelo mundo da migração, o criado e a “casa comum”, que nos foi dada, no empenho pela tutela dos indefesos, dos que não têm voz, e que são descartados.

Pergunto-me: se não conseguimos educar para esses valores, o que estamos obtendo? E que evangelização estamos realizando no nome de Jesus?

Justamente por isso, este empenho educativo é hoje expressão da palavra de Jesus: «Seja feita a tua vontade, como no céu, também na terra». Essa é e continuará a ser a verdadeira “política do Pai nosso” de Dom Bosco.” (P. Ángel Fernández Artime – Apresentação da Estreia 2020 – 24/07/2019 – Roma)

Confira texto na íntegra aqui

A Canção Nova como Família Salesiana, deseja não só refletir e difundir esta mensagem internamente a todos os seus membros, mas a destaca aqui para que você, também, tenha acesso. Em unidade e gratidão a Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora  … ao carisma salesiano que nos presenteou com a vocação do nosso Fundador, Monsenhor Jonas Abib.

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.