Há cem anos, nascia, na cidade de Queluz (SP), diocese de Lorena, Dom João Hipólito de Morais, no dia 13 de agosto de 1924. O bispo desempenhou importante papel na diocese de Lorena como a expansão das paróquias, num período de 24 anos, de 1977 a 2001, em razão disso a Igreja comemora o centenário de nascimento de Dom João Hipólito.
Desde o início de sua história, em 2 de fevereiro de 1978, a Comunidade Canção Nova esteve sob a orientação de Dom João Hipólito. Ademais, o fundador da Canção Nova, Padre Jonas Abib, o conhecia dos encontros de jovens, chamado Catecumenato; a partir desses tempos, os dois nutriram laços de amizade.
Dom João acompanhou “debaixo dos seus olhos” a Comunidade Canção Nova em mais de duas décadas. Ouviu o resumo dos primeiros passos da evangelização promovida pelo Padre Jonas e os jovens, ainda quando o endereço da Casa de Maria era na Rua Dom Bosco, 95, em Lorena, no ano de 1978, além de ter sido o bispo que reconheceu a Canção Nova como Associação Diocesana de Fiéis em 1995.
Por fim, a Canção Nova eternizou o nome de Dom João no coração e também em um dos maiores espaços cobertos para a realização de eventos católicos da América Latina, o qual comporta mais de 50 mil pessoas sentadas com o nome de Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Morais, no mês seguinte ao seu falecimento, no dia 7 de novembro de 2004.