Centenário de Dom João Hipólito de Morais

Há cem anos, nascia, na cidade de Queluz (SP), diocese de Lorena, Dom João Hipólito de Morais, no dia 13 de agosto de 1924. O bispo desempenhou importante papel na diocese de Lorena como a expansão das paróquias, num período de 24 anos, de 1977 a 2001, em razão disso a Igreja comemora o centenário de nascimento de Dom João Hipólito.

Desde o início de sua história, em 2 de fevereiro de 1978, a Comunidade Canção Nova esteve sob a orientação de Dom João Hipólito. Ademais, o fundador da Canção Nova, Padre Jonas Abib, o conhecia dos encontros de jovens, chamado Catecumenato; a partir desses tempos, os dois nutriram laços de amizade.

Dom João acompanhou “debaixo dos seus olhos” a Comunidade Canção Nova em mais de duas décadas. Ouviu o resumo dos primeiros passos da evangelização promovida pelo Padre Jonas e os jovens, ainda quando o endereço da Casa de Maria era na Rua Dom Bosco, 95, em Lorena, no ano de 1978, além de ter sido o bispo que reconheceu a Canção Nova como Associação Diocesana de Fiéis em 1995.

Por fim, a Canção Nova eternizou o nome de Dom João no coração e também em um dos maiores espaços cobertos para a realização de eventos católicos da América Latina, o qual comporta mais de 50 mil pessoas sentadas com o nome de Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Morais, no mês seguinte ao seu falecimento, no dia 7 de novembro de 2004.