Canção Nova envia missionárias para Zóbuè

 

Comunidade Canção Nova envia missionárias para Zóbuè, no continente africano.

Comunidade Canção Nova envia missionárias para Zóbuè/ À esquerda, Daniele Luiza e à direita, Daniela Moura | Fotos: Comunidade Canção Nova Moçambique, África.

A Comunidade Canção Nova envia missionárias para contribuir com a ação evangelizadora da Frente de Missão em Zóbuè, no continente afriacano. Atualmente, um sacerdote e cinco leigos compõem a Frente de Missão e se dedicam às atividades pastorais da Diocese de Tete.

Residência feminina

 Neste ano, a Frente de Missão de Moçambique abre a primeira residência feminina. E a missionária Daniele Luiza, em janeiro, chegou ao povoado de Zóbuè para viver esta nova realidade.

A missionária é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova, desde 2005. E dos 19 anos em que dedica suas forças à evangelização, a maior parte do tempo ela passou no exterior: 7 anos na Frente de Missão da Terra Santa e 3 anos na Frente de Missão de Roma, na Itália.

“Estou na missão de Zóbuè porque Deus assim quis, colocou em meu coração o desejo de me entregar nesta terra, sem mesmo saber o que viria pela frente, aqui também se cumpre o que o nosso fundador, padre Jonas Abib, sempre disse: ‘A Canção Nova é para as nações’”, afirmou Daniele Luiza.

Recepção na vila de Zóbuè

A missionária foi acolhida pelas mulheres moçambicanas durante a celebração da Santa Missa. Na ocasião, ela recebeu a capulana, uma espécie de tecido colorido que as mulheres moçambicanas, principalmente as do ambiente mais rural, sempre usam, além disso, foi presenteada com utensílios domésticos para a residência feminina.

“Surpreendi-me com o sorriso das pessoas, com a alegria, elas sempre perguntam como você está e te agradecem por você ter perguntado como ela está, a acolhida delas com a presença da Canção Nova aqui é muito verdadeira e intensa”, compartilhou a missionária.

A inculturação experimentada pela missionária no continente africano não teve espaço para pausas. Logo nas primeiras semanas, ela participou de celebração do sacramento do matrimônio; primeira comunhão; batismo; grupo de jovens e encontro com as Novas Comunidades organizado pelo Bispo Diocesano, Dom Diamantino Guapó Antunes, IMC.

Agradecimento do presidente da Comunidade Canção Nova

Em mensagem de vídeo, o presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, agradeceu as missionárias as quais se colocaram à disposição para a abertura da primeira residência comunitária feminina, em Moçambique.

“Quero agradecer de coração. Que Deus nos abençoe irmãos e irmãs, que possamos orar juntos, em comunhão para que a Canção Nova possa realizar com entusiasmo e com parresia a missão evangelizadora que Deus nos concedeu. Muito obrigado”, disse o presidente.

Atividades pastorais da Frente de Missão

Os missionários atuam na Rádio Mwadyia 105.4 da diocese, em programas de evangelização; no final de semana promovem o Oratório Festivo, em que cerca de 400 a 600 crianças frequentam as atividades pedagógicas e pastorais. O sacerdote exerce a missão como pároco e reitor do Santuário Diocesano Nossa Imaculada Conceição de Zóbuè.

Além disso, a Frente de Missão desenvolve atividades sociais como curso técnico de eletricidade, construção civil e corte e costura, na província de Tete, onde a Comunidade Canção Nova atua desde 2019.

Contato da Frente de Missão Canção Nova em Zóbuè/MZ

Frente de Missão – Santuário Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Estrada Nacional 7 – S/N, Bairro 3, Vila de Zóbuè, Distrito de Moatize, Província de Tete, Moçambique.

E-mails

Responsável de Missão: responsavel.mocambique@cancaonova.com

Economato Local: economo.mocambique@cancaonova.com

Vocacional: vocacional.zobue@comunidadecancaonova.com

Redes Sociais

Instagram: @cancaonovamocambique
Facebook: www.facebook.com/cancaonovamz