O Reconhecimento Pontifício da Canção Nova significa que a sua missão vai estar a serviço não somente da Igreja local (arquidiocese ou diocese), mas a serviço da Igreja no mundo inteiro. Mas o que muda? Por um lado, não muda muito no sentido do que os missionários devem buscar em Deus, que é a graça de permanecer fiéis ao carisma confiado a eles pelo próprio Senhor. Por outro lado, muda muita coisa: o reconhecimento deve ser visto como um convite à responsabilidade pelo dom confiado por Deus, o qual deve servir para a edificação da Igreja e para o bem do mundo.
.: O que significa a internacionalização da Comunidade?
.: Relação com a hierarquia da Igreja
.: Conheça o brasão comemorativo
O reconhecimento pontifício serve de garantia de que determinada agregação de fiéis é um membro vivo da Igreja de Cristo e que possui um carisma próprio, participando, em comunhão com todo o corpo eclesial, da única missão que a Igreja recebeu de Cristo. Com certeza se abre para a Comunidade Canção Nova um tempo muito fecundo de maturidade eclesial e de expansão internacional, no qual precisará mais do que nunca mostrar o ardente amor que Deus colocou nos corações de seus membros pela Igreja Católica.
Melhores momentos
A Comunidade Canção Nova recebeu o decreto de seu Reconhecimento Pontifício na manhã do dia 3 de novembro de 2008, em Roma, depois de 30 anos de uma história de fé e perseverança.
As festividades começaram no dia 2 com a celebração de uma Santa Missa, presidida pelo Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, na igreja Sant’Andrea al Quirinale. Além da cerimônia oficial da Aprovação dos Estatutos, no dia 3, houve ainda uma Santa Missa, presidida pelo Cardeal Dom Stanislaw Rylko, Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, na Basílica de São João de Latrão.
No dia 4, a família Canção Nova presente na “Cidade Eterna” participou de uma Celebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. À noite foram ao show com os músicos Canção Nova, no Auditorium Conciliazione.
Para encerrar as festividades e os compromissos da Aprovação Pontifícia, os consagrados e peregrinos participaram da tradicional Catequese com o Papa Bento XVI, na Praça de São Pedro; e de uma Missa em Ação de Graças, presidida por Dom Alberto Taveira, na Basílica de Santa Maria Maior.