Canção Nova à serviço da Santa Sé

Cardeais reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano. 26/04/2025 | Foto: Joyce Mesquita

As portas da Capela Sistina foram fechadas nesta quarta-feira, 7 de maio, gesto que anuncia o início do Conclave, o qual os 133 cardeais eleitores elegerão o sucessor do papa Francisco. A Canção Nova está à serviço da Santa Sé e através dos meios de comunicação transmitirá as informações da Igreja.

 

Cobertura do Conclave

Diretamente da Itália, os jornalistas da Comunidade Canção Nova Danubia Gleisser, Ronaldo da Silva e Rodrigo Luiz produzem conteúdos sobre o início do conclave e as expectativas do anúncio do novo papa de Roma.

O programa “No coração da Igreja” produzido na Itália, conecta os católicos e pessoas interessadas nos acontecimentos atuais da Igreja Universal nessa fase de Sé Vacante, Conclave e eleição do 267º Romano Pontífice.

Equipe da Canção Nova em Roma

O jornalismo da Frente de Missão da Comunidade Canção Nova de Roma foi fortalecido com a equipe jornalística da sede da Canção Nova no Brasil e da Frente de Missão de Portugal, após a morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril aos 88 anos. No total, quatorze missionários colaboram nesse tempo da vida da Igreja, primando pela verdade.

Relato de missionária

A diretora geral da cobertura jornalística em Roma, Simone Cristina Pinto, trabalha pela segunda vez em ocasiões como esta. A primeira vez foi no conclave de 2013, quando foi eleito o Papa Francisco.

Missionária CCN na praça São Pedro. Foto: Arquivo pessoal.

 

“Ao ver a fumaça branca subir da Capela Sistina, corri para a Praça de São Pedro mesmo sem saber quem seria o novo pontífice. Naquele momento, pude sentir a emoção coletiva de um acontecimento histórico para a Igreja, uma experiência que transcende expectativas”, sublinha a missionária.

Simone acrescenta que testemunhou de perto a simplicidade do pontífice anterior, a coerência e a proximidade com os marginalizados. E concluiu, “sempre o senti próximo,como pastor que encarna a paternidade espiritual”.

A Eucaristia é o centro e a fonte da vida e do trabalho dos missionários, por isso, eles reservam tempo para participarem da Santa Missa em meio a alta demanda de atividades dessa cobertura histórica da Igreja Católica.