O LEGADO DO PE. JONAS FORA DOS MUROS

O legado deixado por Padre Jonas Abib nunca se restringiu apenas ao carisma Canção Nova e sua obra de evangelização, mas ecoou e assim se faz até hoje para inúmeros lugares e movimentos eclesiais e, assim, inspira e dá forma à dons inspirados por Deus para servir à Sua Santa Igreja.

Padre Jonas investiu o vigor de sua vida em levar a Boa Nova de Cristo a todo e qualquer um que o Senhor colocava em seu caminho. Através do Carisma Canção Nova, ele se gastou por inteiro a fim de preparar um povo bem disposto para a vinda gloriosa de Jesus. Nesse caminho, muitos foram impactados pela sua vida e missão. Padre Jonas, assumindo o lugar profético que o Senhor o havia colocado, intuía que o carisma Canção Nova existia não para si mesma, mas também para a edificação das novas comunidades e carismas que o Senhor suscitaria.

O próprio Padre Jonas, em documentos internos para a Comunidade Canção Nova diz profeticamente que: “A Canção Nova é um instrumento de ajuda não somente para o povo, mas também para muitas comunidades que estão surgindo no Brasil. Ela é chamada a realizar esta comunhão com os diversos carismas dentro desta realidade de novos movimentos e Novas Comunidades. Quantas comunidades tem como referência aquilo que a Canção Nova vive? Quantas comunidades, eu posso dizer, que talvez no futuro serão chamadas da família Canção Nova, porque nasceram a partir de uma experiência com a Canção Nova?”

Padre Jonas Abib: catalisador de novos carismas

O Diácono Emanuel Duarte, fundador da Comunidade Católica Cristo Alegria, em Belém/PA, conheceu o Padre Jonas em 1988, no Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica. Nessa oportunidade, os jovens presentes foram convidados para um momento de oração na Rádio Aparecida, conduzido pelo Padre Jonas Abib, que fez o apelo vocacional àqueles jovens, assim como havia feito em Queluz (SP), no início da Comunidade Canção Nova, em 1977: “quem de vocês está disposto a  deixar estudo, trabalho, família, namoro e dar 1 ano de sua vida para o Senhor?” Emanuel, ainda um jovenzinho de 19 anos, num desejo profundo de abandono à vontade de Deus, prontamente correspondeu positivamente ao apelo. 50 jovens aceitaram.

O processo vocacional naquele tempo se deu à distância. Ele voltou para Belém e por 2 anos viveu o discernimento vocacional no Carisma Canção Nova. Com ele, apenas 16 perseveraram nesse caminho. 

No coração de Emanuel, o desejo de corresponder à vocação Canção Nova, mas no coração do Padre Jonas, a ousadia e a sabedoria de um pai e pastor. 

“Eu tinha muita vontade de ficar, mas o Padre Jonas disse que Belém precisava de mim. Voltei. De imediato fiquei triste, mas hoje eu entendo que eu precisava disso. Ele me ajudou a construir a minha vocação. Precisei voltar por essa indicação profética dele na minha vida que me fez seguir a vontade de Deus, a fim de eu compreendesse com quem Deus havia me criado. Hoje eu vejo os frutos de tudo isso.”

Investido como Diácono Permanente, há 18 anos, Emanuel Duarte fundou o “Carisma da Alegria” em 2001: a Comunidade Cristo Alegria, com sede em Belém/PA.

“Seria injusto eu dizer que o Padre Jonas não colaborou com o Carisma Cristo Alegria. Colaborou no modo de servir, no modo de espalhar as coisas novas. A Cristo Alegria não somente espalha o carisma da alegria, da alegria de Cristo, mas nos direciona a trilhar um caminho de santidade. Aprendemos isso na convivência com Padre Jonas, o servir, o doar, estar atento à vontade de Deus. Deus fala em todas as coisas. Com ele aprendi que Deus fala nos detalhes. Se meu carro estragou, porque estragou? O que Deus quer falar comigo? Temos muita gratidão ao Padre Jonas que teve essa influência nas nossas vidas. Herdamos dele muita coisa do nosso carisma.”

Acervo pessoal – Diác. Emanuel Duarte

A juventude inspirada pelo legado de Padre Jonas 

João Pedro Duarte, 26 anos, filho do Diácono Emanuel, foi, desde sua infância, influenciado pela experiência do seu pai com o legado carismático de Monsenhor Jonas Abib. Hoje, consagrado também ao carisma Cristo Alegria, fez na sua juventude, sua experiência pessoal com o Padre Jonas e sua paternidade espiritual.

“O Padre Jonas era a grande referência de santidade na minha vida, desde pequeno. Apesar de ser Cristo Alegria, a Canção Nova é para nós uma extensão da nossa casa. Em 2018, em um retiro pessoal na Canção Nova de uma semana e nela Deus mudou minha vida por completo. Deus me deu uma nova sede por Ele. Eu terminei a semana conhecendo o Padre e ele disse: ‘não temos muito, mas o que temos é seu.’ Me senti ainda mais em casa e ainda mais amado. Senti nele o cheiro da santidade.”

Como a Cristo Alegria, muitas são as comunidades que tiveram seus carismas despertados pela experiência profética com Padre Jonas Abib. Seu coração ardia pela evangelização. Ele foi um homem de Deus, um mestre espiritual, um pastor que incansavelmente buscou fazer a vontade do Pai e fazê-la ser conhecida por todos aqueles que o Senhor o confiou.