Nesta quarta-feira,23 de novembro, foi realizada a abertura da 11ª Assembleia Geral com a Santa Missa presidida por Dom Antônio Carlos Altieri, salesiano e arcebispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo(RS), no Santuário Pai das Misericórdias, às 7h.
A celebração contou com a presença do vice-reitor do Santuário e vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, demais sacerdotes e missionários leigos da CCN.
Dom Altieri, iniciou a homilia citando os tempos difíceis e desafiadores enfrentados pela população ocasionados pela pandemia a qual comprometeu diversas áreas. Ele destacou que os cristãos são convidados a testemunhar a fraternidade em tempos de adversidades.
O bispo afirmou ainda: “é na hora da prova que se manifesta o que está em nosso coração”. E completou, “as pessoas, os cristãos e a Canção Nova são chamadas a testemunhar a fé nestes momentos desafiadores”.
Ao finalizar Dom Altieri falou que este tempo laborioso é um momento oportuno para viver o Evangelho, o amor fraterno e agir com empatia.
Depois da homilia, novos membros da Assembleia Geral tomaram posse, fazendo o juramento de fidelidade e a profissão de fé.
Ao concluir a celebração de abertura, Dom Altieri dirigiu o retiro espiritual para os integrantes da reunião extraordinária, reunidos no Auditório São Paulo, em Cachoeira Paulista, SP.
Na ocasião, o bispo compartilhou algumas memórias de sua experiência com o Monsenhor Jonas Abib e seguiu com a reflexão da parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37).
Ainda durante a programação, o Cônego Carlos Antônio da Silva, presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida (SP), realizou a apresentação do regulamento geral e da metodologia das votações. Além de ouvir as contribuições dos membros da 11ª Assembleia Geral e esclarecer dúvidas.
Os trabalhos da 11ª Reunião Extraordinária da Assembleia Geral seguem até o domingo, 27 de novembro. Nestes cinco dias serão discutidas e avaliados os assuntos relativos a aprovação e adequação do regulamento geral da Assembleia Geral; aprovação da adequação e reforma do Estatuto Canônico, em vista das exigências do Decreto Geral do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, datado de 3 de junho de 2021, sobre o serviço da autoridade das Associações de Fiéis e a aprovação da consolidação do Estatuto Canônico, em vista das alterações do seu Capítulo VI.
Nossa Senhora da Comunicação interceda por esta Assembleia Geral!