Providência

Retiro da Boa Morte, uma prática do Padre Jonas

Retiro da Boa Morte, uma prática do fundador Padre Jonas Abib

Foto ilustrativa: unsplash.com

O Retiro da Boa Morte tornou-se um hábito na vida do menino Jonas no início de sua formação salesiana. Ao fundar a Comunidade Canção Nova, Padre Jonas Abib difundiu essa pedagogia de Dom Bosco ao Carisma Canção Nova.

“Quem é desta companhia de pesca fará o Retiro da Boa Morte todos os meses. Porque o segredo para viver bem é estar preparado para bem morrer”, anima padre Jonas Abib.

O que é o Retiro da Boa Morte?

Na prática espiritual, o retiro é uma preparação para a confissão, incluindo o exame de consciência e a recepção do sacramento da confissão pelo sacerdote. Do ponto de vista exterior, é um convite para revisar os itens em armários, gavetas, caixas e guarda-roupas, descartando o que não tem mais utilidade. Coisas que ainda são úteis, mas não são usadas ou estão em excesso, podem ser doadas a pessoas necessitadas ou a instituições filantrópicas.

A convocação do Padre Jonas ressoa nos corações dos membros da Comunidade Canção Nova, que segue anunciando o legado do fundador ao aplicar o Retiro da Boa Morte.

Janayna Carneiro, mãe de quatro filhos, advogada e membro da Comunidade Canção Nova, aplica mensalmente o Retiro da Boa Morte inspirada na vida dos santos e, especialmente, pela prática instruída pelo fundador, padre Jonas Abib.

Leia mais

.: Conheça o Vocacional Canção Nova

.: Homilias do fundador

Onde doar

A advogada doa os itens selecionados no Retiro da Boa Morte, como peças de roupas, sapatos e outros utensílios ao Bazar Canção Nova.

“Os bens deste mundo, nós não possuímos, nós os utilizamos e, às vezes estão no armário em desuso, mas para outra pessoa serão úteis. Então, ao fazer o Retiro da Boa Morte todo mês, retiro dos guarda-roupas da família as peças que estão em bom estado e que temos em maior número, e as doamos”, partilha Janayna.

A missionária conta, ainda, que a família também é beneficiada pelo Bazar Canção Nova com fraldas ecológicas, sapatos, vestidos, calças e outros itens, graças à generosidade e ao Retiro da Boa Morte de outras pessoas.

Além de doar para o Bazar Canção Nova, a família da advogada compartilha as peças de roupas e utensílios separados durante o Retiro da Boa Morte, oferecendo-os às famílias marcadas por necessidades básicas da região do Vale do Paraíba e também às famílias que sofreram com os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.

Motivo para realizar o Retiro da Boa Morte

O principal motivo para realizar o Retiro da Boa Morte é preparar-se para morrer, afirma Wesley Paulo, pai de três filhos, psicanalista e membro da Comunidade Canção Nova.

O missionário frequentemente se examina: “Se hoje eu fosse chamado a estar diante do Senhor, como me apresentaria diante d’Ele? Estaria apegado às coisas materiais ou estaria desapegado?”, sublinha Wesley.

Wesley realiza o Retiro da Boa Morte desde 2006, quando ingressou na Comunidade Canção Nova, motivado pelas orientações do fundador, padre Jonas Abib.

Ele afirma ainda que é uma oportunidade de retirar os itens esquecidos nos armários da família, como peças de roupas masculina, feminina e infantil, a fim de ajudar o próximo. Em sua maioria, a família doa as peças para a casa do Bom Samaritano e o Bazar Canção Nova.

Bazar Canção Nova

O Bazar Canção Nova é um espaço localizado na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). Neste local, as pessoas podem ajudar a Canção Nova doando ou adquirindo roupas, sapatos, artesanatos, obras de arte, utensílios domésticos, acessórios entre outros.

O Bazar Canção Nova funciona de segunda a domingo, das 9h às 15h.

Às pessoas interessadas em enviar doações ao Bazar Canção Nova pelos Correios, o endereço é Avenida Canção Nova s/n, CEP: 12630-000, Bairro: Alto da Bela Vista, Cachoeira Paulista (SP).