Escola de Formadores reflete o desgaste profissional

Escola de Formadores 2022 | Imagens: Pedro Maximiano/comunidade.cancaonova.com

 

Nos últimos dias, 23 a 25 de setembro, a Comunidade Canção Nova promoveu, em Cachoeira Paulista (SP), a Escola de Formadores, destinada aos membros das Novas Comunidades. O encontro teve por objetivo ajudar os formadores a prevenir o cansaço e o desgaste daqueles que doam suas vidas na missão de evangelizar.

Momentos de animação, Santa Missa, palestras e mesa redonda foram vivenciados pelos mais de quatrocentos participantes de Institutos Missionários, Fraternidades e Novas Comunidades, como: Filhos de São João Batista, Mel de Deus, Cordeiro de Deus, Shalom, Monte Sião, Fraternidade o Caminho, Instituto Chiara Luce  e  Anuncia-me, entre outros.

À esquerda, padre Roberto Almada e à direita o tradutor e missionário da CN, Rodrigo Luiz

O encontro contou  com a presença do psiquiatra e logoterapeuta padre Roberto Almada. Na ocasião, Almada refletiu o tema “O cansaço dos bons” e aprofundou diversos assuntos em torno da temática o desgaste profissional dos que ajudam (Burnout): Aspectos pessoais e logoterapia como alternativa; Aspectos relacionados à missão e vida religiosa; Aspectos Institucionais; Aspectos culturais e espirituais; Caminhos para superar o cansaço e desânimo.

Durante os três dias da Escola de Formadores, padre Roberto Almada apresentou a definição do Burnout e, seguiu descrevendo as dimensões da síndrome, profissões mais predispostas, fenômenos associados, entre outros elementos. 

“Burnout: estado de fadiga ou frustração que se produz pela dedicação a uma causa, estilo de vida ou relação que não produz o resultado esperado”, definiu Almada.

Ele também ressaltou a importância da Logoterapia de Viktor Frankl como alternativa ao desgaste profissional. Parte das reflexões apresentadas nesta  Escola de Formadores poderão ser encontradas no livro “O Cansaço dos Bons”.

.: Homilia Diária do Monsenhor Jonas Abib

.: Conheça as Frentes de Missão

A fundadora da Comunidade Anuncia-me, Lúcia Negreiros, partilhou que “a Escola de Formadores foi muito rica”. E acrescentou, “louvor a Deus por essa feliz oportunidade. Com certeza vamos aproveitar bem”, disse a fundadora.

História da Escola de Formadores

A Escola de Formadores é organizada pela equipe da Formação Geral da Comunidade Canção Nova. O evento acontece anualmente, desde 2003. Contudo, em 2015, 2020 e 2021 não foi realizado.

O encontro promove a formação integral e permanente dos membros da Comunidade Canção Nova, a fim de que exerçam o serviço da autoridade na Formação. À medida que, os anos passaram surgiu a necessidade de difundir o encontro para as Novas Comunidades e pessoas interessadas.

Contato da  Escola de Formadores 

Para os interessados em participar da Escola de Formadores em 2023, acompanhe as publicações do eventos.cancaonova.com  ou entre em contato através do e-mail: formacaogeral@cancaonova.com 

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.