No Dia Mundial da Vida Consagrada, 02 de fevereiro, celebrado pela Igreja, é também dia de festa para a Comunidade Canção Nova, pois os membros realizam a “Renovação do Compromisso” com a missão de comunicar o Evangelho às nações.
Este ano, 53 membros do Núcleo e Segundo Elo assumem o Compromisso Definitivo no Carisma Canção Nova, em razão do serviço à Igreja.
Neste 2 de fevereiro de 2024, a RP e jornalista Maria de Fátima Pinheiro Loyola, reafirma seu “sim” para servir a Deus, renovando o compromisso definitivo, na Canção Nova. Ela partilha como é viver este momento depois que migrou do Núcleo para o Segundo Elo, em 2020.
“Não são fatos ou circunstâncias que marcam esta decisão, mas sim porque, neste tempo, Deus não me apresentou outro caminho, e eu não ouvi Deus mudando o meu chamado. Ele é fiel, e sei que continuará a me conduzir, renovando acima de tudo o meu coração e as minhas disposições para amá-lo e servi-lo.”
Maria de Fátima, escreve o porquê de renovar o compromisso com a missão de levar a Boa Nova do Evangelho a todo o mundo. “Neste momento crucial de minha vocação, ao refletir sobre a renovação do compromisso definitivo, confesso que cogitei adiá-lo para um “momento mais favorável”. Contudo, ao parar para ouvir a Deus, compreendi que o compromisso persiste não pela perfeição, mas pelo amor renovado diariamente.”
A missionária conclui a partilha, destacando a vitalidade da sua vocação. “Assim, fortalecida pela Palavra e apoiada pela comunidade, entoo, como Nossa Senhora, a Canção Nova dos corações pobres e agradecidos: ‘A minha alma engrandece ao Senhor’ (Lc. 1,46).”
Preparativos para a “Renovação do Compromisso”
Nos dias que antecederam o dia da “Renovação do Compromisso”, os missionários e missionárias na Sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) e também das Frentes de Missão no Brasil e exterior, se reuniram para participarem do retiro espiritual; momentos marianos; almoço comemorativo, além de apreciarem a biografia do fundador, O Padre: História de Vida de Jonas Abib.
Leia mais:
:: “Deixar tudo pelo tudo”, testemunha a missionária Gisele Pires
Canção Nova, 46 anos
Em 2 de fevereiro de 1978 foi realizado o primeiro ato de consagração dos membros da Comunidade Canção Nova – Associação Internacional Privada de Fiéis; e assim, os missionários e missionárias seguem renovando o compromisso com a vocação à qual foram chamados: “Evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele trouxe”, desde a origem da Canção Nova.
Atualmente, a Comunidade Canção Nova conta com 1.625 membros, sendo 819 no modo de compromisso Núcleo e 806 Segundo Elo.