A Comunidade Canção Nova realizou a 13ª Assembleia Geral, na modalidade on-line, nos dias 25 e 26 de abril, na qual os noventa e oito membros discutiram assuntos referentes ao funcionamento e organização da CCN.
Os trabalhos foram abertos pelo presidente da Comunidade da Canção Nova, Padre Wagner Ferreira. Esta é a primeira assembleia geral na qual o sacerdote preside oficialmente, após a 12ª Assembleia Geral que o elegeu como presidente, em 28 de fevereiro.
Padre Wagner Ferreira partilhou que tem feito uma experiência da graça de Deus e da graça de estado. Impressionando-se positivamente com o apoio dos membros da Comunidade Canção Nova da sede e das Frentes de Missão do Brasil e exterior. Agradeceu também ao afeto, incluindo, o carinho das crianças. Também citou que recebeu diversas cartas de instituições eclesiais, civis e políticas.
Temas
Na primeira sessão da 13ª Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova (AG CCN), foi demonstrado o Balanço Patrimonial; apresentado e aprovado a Previsão Orçamentária de 2023 e a Prestação de Contas do ano de 2022, que é um relatório de atividades dos Órgãos de Governo Geral.
A programação do segundo dia da AG CCN contou com as colocações sobre o Plano Anual de Atividades 2023; explicação sobre a suspensão da Assembleia Geral Extraordinária e, por fim, a exposição da metodologia de adequação do Diretório, que é um documento normativo que ajuda na compreensão e vivência do Estatuto Canônico, segundo as exigências do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.
Celebrações Eucarísticas
Todos os dias, no Santuário Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista, SP, os membros que estiveram na sede da Comunidade Canção Nova participaram das celebrações eucarísticas da 13ª Assembleia Geral, transmitida pela TV e mídias da Canção Nova.
O presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, presidiu a Santa Missa do dia 25 da 13ª Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova.
Padre Wagner Ferreira, em sua homilia, destacou a festa litúrgica de São Marcos Evangelista. O sacerdote recordou que São Marcos apresenta Jesus Ressuscitado, que dá aos seus onze apóstolos o envio missionário. A Igreja, fundada por Jesus sobre a fé dos apóstolos, é missionária. Portanto, os filhos e filhas da Igreja devem também assumir a parcela, a contribuição em relação à ação missionária, à ação evangelizadora da Igreja.
O presidente disse que: “Se verdadeiramente somos discípulos de Jesus, também podemos assumir a nossa contribuição em relação à missão da Igreja. Que esse envio missionário possa tocar o coração de todos nós, que realmente nos sintamos enviados na comunhão com a Igreja, na comunhão com a comunidade daqueles que creem em Jesus como filho de Deus Salvador, é nesta comunhão que nós somos chamados a assumir o envio missionário que Jesus dá a seus discípulos”, concluiu.
No dia 26, a Santa Missa da AG CCN foi celebrada pelo vice-presidente, Padre Donizete Heleno Ferreira.
O celebrante, em sua homilia, se deteve na primeira leitura da liturgia, dos Atos dos Apóstolos, meditou sobre o crescimento e a expansão da Igreja, que teve como momento-chave a perseguição.
O Padre Donizete destacou que nós somos chamados a configurar a nossa vida à vida de Cristo. A morte de Estêvão, discípulo de Jesus, nos mostra que a morte de um cristão, que deu a sua vida a Cristo, é sinal de maturidade da Igreja. “Nós temos que ser prudentes e pedir constantemente o dom do discernimento, para que a ação evangelizadora seja eficaz e alcance o maior número possível de pessoas”, ressaltou o vice-presidente.
Os trabalhos da 13ª Assembleia Geral fluíram em clima de comunhão e oração entre os participantes.