Como a Comunidade Canção Nova vive a Quaresma?

Multidões conhecem a programação da TV, a Internet, a Rádio e Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Muitos, porém, podem não imaginar que, por trás de todo o Sistema de Comunicação e Assistência Social, existe uma comunidade formada por missionários que dedicam sua vida à evangelização.

Espiritualidade da Canção Nova

Esses missionários trilham, diariamente, o caminho espiritual que se caracteriza pelos elementos que, na comunidade, denominamos: o trabalho santificado, a oração ao ritmo da vida, o uso dos meios e os tempos fortes. E, claro, a isso são somados momentos fortes como a vivência da Quaresma!

Segundo o Concílio Vaticano II, “a Quaresma tem por finalidade preparar a Páscoa, ou seja, conduzir à celebração do Mistério Pascal, tanto aos catecúmenos e aqueles que renovam sua adesão ao Senhor, mediante a lembrança do batismo e o compromisso de conversão pela penitência”.

Os membros da Comunidade Canção Nova, alinhados aos ensinamentos da Igreja, buscam vivenciar bem este tempo litúrgico da Quaresma.

“Eu vivo como um tempo de ‘mergulho profundo’ em nossa vida de oração. É tempo de aumentar minha intimidade com Deus e, consequentemente, de buscar minha conversão, pois quanto mais me aproximo do Senhor, mais brota em mim o desejo de santidade”, partilha a missionária Danusa Silva do Rego.

Danusa reconhece que viver o tempo litúrgico da Quaresma na Canção Nova é um privilégio porque o ambiente e o ritmo da comunidade favorecem a observância quaresmal.

“Vivemos esse tempo unidos à toda Igreja em preparação para a Páscoa no contexto deste Ano Jubilar da Esperança. Neste sentido, buscamos viver a Quaresma como um tempo forte de encontro com a misericórdia em comunidade”, considera o missionário Rodrigo Luiz dos Santos.

Por fim, os missionários são chamados, como todo povo de Deus, a seguir, de forma particular, três vias: jejum, oração e esmola.