Novo serviço proposto pelo Vaticano entrou em vigor neste Domingo, 9 de junho. O Órgão internacional tem como objetivo a unidade da Renovação Carismática Católica e das Novas Comunidades.
Por Raphael Leal
A partir deste domingo, 9 de Junho, Solenidade de Pentecostes, Charis (Catholic Charismatic Renewal Internacional Service) começa a funcionar. O órgão está ligado diretamente ao dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Charis substitui o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e a Fraternidade Católica de Comunidade e Associações Carismáticas de Aliança (Catholic Fraternity).
O novo órgão foi idealizado em 2015 pelo Papa Francisco no desejo de haver uma única representação que envolvesse todas as manifestações dentro da Igreja Católica. O estatuto do Charis foi apresentado ao Papa em 2018 que, desde a aprovação, viveu um período “Ad Experimentum” encerrando neste Domingo, dia 9 de Junho, onde começa a funcionar oficialmente.
Uma coletiva de imprensa aconteceu em Roma na quinta-feira, 6 de Junho, onde o Secretário do dicastério para os Leigos, Família e a Vida, Pe. Alexandre Awi, apresentou os novos trabalhos.
Em preparação para o início dos trabalhos do Charis e suscitando a unidade com todos os envolvidos, foi realizado em Roma, no Centro de Congressos Villa Aurélia, o Encontro Internacional de Fundadores e Moderadores das Novas Comunidades. A co fundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santigado e o vice presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, participaram do evento.
Audiência com o Papa – ponto forte
O momento marcante de toda esta preparação para a inauguração dos trabalhos do Charis, foi a audiência com o Papa Francisco realizada no sábado, 8 de Junho, na Sala Paulo VI.
Cerca de seis mil líderes e Moderadores dos Movimentos da RCC estiveram presentes na audiência com o Pontífice, onde foi realizado um momento de oração pelo Papa – atividade que integrou a Primeira Conferência Internacional do Charis.
Pe. Wagner Ferreira membro do grupo de transição do Charis no Brasil e vice presidente da Comunidade Canção Nova, comentou os pedidos do Santo Padre para o Charis:
“Ele (Papa) deixou bem claro que a RCC deve compartilhar a graça do batismo no Espírito Santo”. De acordo com o sacerdote, outra exortação de Francisco é para que a RCC viva a unidade e a comunhão. “Francisco também pediu o serviço e a caridade para com os pobres (…). Foram direções muito concretas que o Papa deu para a RCC reunida hoje na Sala Paulo VI”, completou Pe. Wagner Ferreira.
Solenidade de Pentecostes na Praça São Pedro
Diante de milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro para a missa na Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco afirmou que: “Sem o Espírito, a Igreja é uma organização”. Confira homilia na íntegra
Luzia Santiago e Welligton Silva Jardim, o Eto – co fundadores da Comunidade Canção Nova, participaram da missa e falaram deste momento histórico para a RCC e as Novas Comunidades.
Confira a entrevista: