Em razão do falecimento do fundador e presidente, Monsenhor Jonas Abib, no último dia 12 de dezembro, os integrantes da Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova – Associação Internacional Privada de Fiéis, se reúnem extraordinariamente para a eleição do novo Presidente, de forma presencial, durante a 12ª Assembleia Geral, nos dias 27 de fevereiro a 1 de março de 2023, em Lavrinhas (SP).
Programação
Para abrir a 12ª Assembleia Geral, que tem como tema: “Canção Nova, a casa de Maria, 45 anos formando discípulos”, o Presidente Interino da Canção Nova, padre Wagner Ferreira, preside a Santa Missa na segunda-feira (27/2). Após a celebração, os assembleianos participam do Retiro Espiritual conduzido pelo fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, Moysés Louro de Azevedo Filho.
A programação de terça-feira(28/2) segue na parte da manhã com a Santa Missa, apresentação da tarefa do Presidente na Comunidade Canção Nova, pela secretária Maria Marta. Os trabalhos continuam com a exibição do vídeo do Cardeal Gianfranco Ghirlanda S.J., membro do Dicastério para Leigos, a Família e a Vida, no qual reflete o tempo de elaboração e integração do luto do fundador, o serviço da Associação à Igreja e a fidelidade do presidente ao Carisma.
“O presidente deve tutelar a genuinidade do Carisma da Associação, em fidelidade ao Carisma que foi dado ao fundador, em fidelidade ao Espírito”, diz o Cardeal Gianfranco Ghirlanda na gravação.
As atividades desta manhã finalizam com a apresentação referente à atuação do presidente em Organizações Religiosas, pelo Cônego Carlos Antônio da Silva, presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida (SP).
E à tarde, acontece a eleição para o novo Presidente da Associação Internacional Privada de Fiéis – Canção Nova.
No último dia da Assembleia eletiva (01/03), haverá a posse do novo presidente da Comunidade Canção Nova, durante a Celebração Eucarística, presidida por dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo diocesano de Lorena (SP).
Assembleia Geral
O Estatuto Canônico define a essência da Assembleia, no que se refere ao serviço da autoridade no carisma Canção Nova: “A Assembleia Geral é o momento forte em que toda Comunidade Canção Nova, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, procura conhecer os desígnios de Deus para um determinado momento de sua história” (art. 71).
Compõe o colégio eleitoral
Integram ao colégio eleitoral 97 membros da Canção Nova, entre os modos de compromisso Núcleo e Segundo Elo, alocados nas Frentes de Missão do Brasil e Exterior.
Critérios para eleger o Presidente
O Estatuto Canônico também apresenta as particularidades para eleger o novo Presidente da Associação Internacional Privada de Fiéis (AIPF): “para que um membro seja eleito Presidente deve distinguir-se entre os demais pelo seu amor ao Papa e ao Magistério e à Comunidade Canção Nova, pela vida exemplar, dinamismo pastoral, habilidade e prudência quanto ao governo. Deve fazer parte do Núcleo e ser definitivo pelo menos há 10 anos. Deve ter o consentimento de seu cônjuge, se for casado, e se for sacerdote ou diácono, o consentimento do bispo em cuja diocese está incardinado”, esclarece o documento (art. 84).
Votação para Presidente da CN
“Resultará eleito quem houver alcançado os votos concordes de pelo menos dois terços dos presentes. Não sendo obtida essa em dois escrutínios, realizar-se-á um terceiro entre os dois candidatos mais votados, sendo eleito o que obtiver maioria absoluta. Havendo paridade, considerar-se-á eleito o mais velho (art. 79, § 2)”, orienta o Estatuto Canônico.
Enfim, essa eleição marca os 45 anos da Comunidade Canção Nova, uma vez que, o Monsenhor Jonas Abib ocupou o cargo de presidente desde a fundação, em 2 de fevereiro de 1978.