Comunidade Canção Nova elege a Assembleia Geral

Os 1.059 membros da Comunidade Canção Nova – Associação Internacional Privada de Fiéis – com direito a voto, elegeram os 88 novos integrantes da Assembleia Geral, no dia 27 de março de 2021, nas Frentes de Missão no Brasil e exterior.

Excepcionalmente, por causa do enfrentamento à pandemia, esta votação aconteceu na modalidade online. Por conta disso, a Comunidade Canção Nova contratou uma empresa que disponibilizou o sistema de votação eletrônica via web. Desta forma, os membros eleitores votaram fazendo uso de computador, tablet ou celular conectado à rede de internet, no horário das 8h às 18h (horário de Brasília).

 

Composição da Assembleia Geral 

Integram a Assembleia Geral, o Presidente – por ser o Fundador, ocupa o posto de modo vitalício -, membros do Conselho Geral e oitenta e oito membros com compromisso definitivo, no modo de compromisso do núcleo ou segundo elo.

 

O responsável de missão da Comunidade Canção Nova em Roma (Itália) e membro da Assembleia, Thulio Donizete, partilhou que espera dos novos membros da Assembleia Geral a promoção do Carisma Canção Nova, além de representar a comunidade em unidade com o Evangelho.

“Que por meio da oração e ação, dialoguem a respeito dos passos necessários, e através de uma escuta atenta à vontade de Deus, sejam promotores do Dom, celebrem nossa história até aqui, e com ousadia e profecia, sejam instrumentos da graça de Deus para os tempos atuais”, afirmou Donizete.

 

Competências da Assembleia Geral

O Artigo 76 do Estatuto Canônico indica as atribuições da Assembleia Geral: Cabe à Assembleia Geral estabelecer as normas de caráter geral para toda a Comunidade e eleger os membros do Conselho Geral.

Ainda, conforme o Estatuto Canônico compete a Assembleia Geral; aprovar o plano anual das atividades, ratificar anualmente o orçamento das entradas e saídas e os balanços econômicos e financeiros, deliberar e propor assuntos relevantes à vida da Comunidade Canção Nova.

“Quem é chamado a exercer a autoridade aceita prestar esse serviço por causa da missão: para que o corpo coordenado e harmônico realize com eficácia a missão que recebeu de Deus”, orienta o presidente e fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib.

 

 

Dia da posse

A celebração de posse acontecerá na primeira reunião da Assembleia Geral, prevista para junho de 2021. Nessa reunião da Assembleia Geral também serão eleitos os membros do Conselho Geral.

.: Saiba onde estão nossas Frentes de Missão

.: Conheça o percurso do Pré-discipulado e Discipulado

 

Tempo de mandato

Os membros eleitos que compõem a Assembleia Geral prestarão nos próximos seis anos este serviço com a finalidade de zelar pelo Carisma da Comunidade Canção Nova.

 

Retiro de preparação para a eleição

Para a ocasião, as semanas que antecederam a eleição, os membros da Comunidade Canção Nova uniram seus corações e vozes em momentos dedicados a orações e súplicas a Deus. Confiantes na palavra de Cristo que afirma “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18, 20). Bem como pediram a intercessão dos patronos, Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.

Além de participarem remotamente do retiro de preparação para a eleição dos membros da Assembleia Geral, com a participação especial do presidente do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP), o cônego Carlos Antônio da Silva que, na oportunidade, esclareceu  as funções da Assembleia Geral.

 

 

O retiro foi dirigido pelo vice-presidente da comunidade, padre Wagner Ferreira da Silva e pelo secretário geral, Sérgio da Silva Coutinho. Ambos apresentaram as direções práticas inscritas no Diretório e Regulamento Interno acerca do colegiado.

Por fim, a Canção Nova agradece à Santa Sé – Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – por ter orientado o processo dessa eleição. E, também, a Assembleia Geral que esteve vigente de 2015 até maio de 2021.

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.