O Fundador e Presidente da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova -, Monsenhor Jonas Abib, 84 anos, permanece internado em um hospital da capital paulista, sem previsão de alta.
Devido ao seu histórico médico de tuberculose, que o deixa sempre frágil do ponto de vista respiratório-pulmonar, refluxo e idade avançada, Monsenhor Jonas Abib sempre foi acompanhado com atenção e muito esmero por vários médicos.
O sacerdote começou apresentar alguns sintomas como cansaço e tosse, e passou por uma teleconsulta com o seu cardiologista.
Cateterismo Cardíaco
Em 27 de abril de 2021, a junta médica que acompanha o Monsenhor Jonas Abib, o submeteu a um cateterismo cardíaco, com a colocação de dois stents. Após o procedimento médico, nosso fundador passou bem e seguiu internado em uma unidade de terapia Semi-Intensiva Cardiológica, para se recuperar do procedimento e realizar outros exames, entre os quais, biópsia da medula óssea e PET-Scan, para investigar a causa da anemia e alteração nos rins. A avaliação diagnóstica apontou um mieloma.
De acordo com o relato da cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, mesmo em meio a todos os procedimentos médicos necessários, monsenhor Jonas Abib não perdeu o bom humor nem um momento sequer e dizia: “Paciência, exercício da Paciência! Mesmo enfermo, eu sou guerreiro”.
Na segunda-feira, 03 de maio, dia em que a Igreja Católica celebra São Filipe e São Tiago, Monsenhor Jonas Abib gravou a primeira mensagem em áudio falando sobre sua recuperação e a importância da obediência às orientações médicas.
Monsenhor Jonas Abib ainda agradeceu as pessoas que o acompanham em orações e finalizou com a sua bênção.
Tratamento
Por causa dos efeitos colaterais do tratamento do mieloma, o padre foi transferido, preventivamente, para uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva.
Em uma segunda mensagem em áudio, para os membros da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib falou sobre a experiência do poder da oração de intercessão neste início de tratamento, confiante que “tudo pode ser mudado pela oração”, expressando assim, sua confiança na oração de intercessão.
Nesta segunda-feira, 10 de maio, Monsenhor Jonas Abib deixou a Unidade de Terapia Semi-Intensiva. As funções cardíaca e renal foram estabilizadas e a avaliação médica indica que o sacerdote está com quadro clínico bom.