Charis, novo órgão da RCC e das novas comunidades é inaugurado

Solenidade de Pentecostes, marca início dos trabalhos da Charis./ Foto: Arquivo CN

Novo serviço proposto pelo Vaticano entrou em vigor neste Domingo, 9 de junho. O Órgão internacional tem como objetivo a unidade da Renovação Carismática Católica e das Novas Comunidades.

Por Raphael Leal

A partir deste domingo, 9 de Junho, Solenidade de Pentecostes, Charis (Catholic Charismatic Renewal Internacional Service) começa a funcionar. O órgão está ligado diretamente ao dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Charis substitui o Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) e a Fraternidade Católica de Comunidade e Associações Carismáticas de Aliança (Catholic Fraternity).

O novo órgão foi idealizado em 2015 pelo Papa Francisco no desejo de haver uma única representação que envolvesse todas as manifestações dentro da Igreja Católica. O estatuto do Charis foi apresentado ao Papa em 2018 que, desde a aprovação, viveu um período “Ad Experimentum” encerrando neste Domingo, dia 9 de Junho, onde começa a funcionar oficialmente.

Uma coletiva de imprensa aconteceu em Roma na quinta-feira, 6 de Junho, onde o Secretário do dicastério para os Leigos, Família e a Vida, Pe. Alexandre Awi, apresentou os novos trabalhos.

Em preparação para o início dos trabalhos do Charis e suscitando a unidade com todos os envolvidos, foi realizado em Roma, no Centro de Congressos Villa Aurélia, o Encontro Internacional de Fundadores e Moderadores das Novas Comunidades. A co fundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santigado e o vice presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, participaram do evento.

Encontro em preparação para o Charis na Villa Aurelia em Roma./ Foto: Canção Nova

 

Audiência com o Papa – ponto forte

O momento marcante de toda esta preparação para a inauguração dos trabalhos do Charis, foi a audiência com o Papa Francisco realizada no sábado, 8 de Junho, na Sala Paulo VI.

Encontro do Papa com participantes da Conferência Internacional do Charis contou com a participação de seis mil pessoas/ Foto: Vatican Media

Cerca de seis mil líderes e Moderadores dos Movimentos da RCC estiveram presentes na audiência com o Pontífice, onde foi realizado um momento de oração pelo Papa – atividade que integrou a Primeira Conferência Internacional do Charis.

 

Padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade Canção Nova/ Foto: Wesley Almeida

Pe. Wagner Ferreira membro do grupo de transição do Charis no Brasil e vice presidente da Comunidade Canção Nova, comentou os pedidos do Santo Padre para o Charis:

“Ele (Papa) deixou bem claro que a RCC deve compartilhar a graça do batismo no Espírito Santo”. De acordo com o sacerdote, outra exortação de Francisco é para que a RCC viva a unidade e a comunhão. “Francisco também pediu o serviço e a caridade para com os pobres (…). Foram direções muito concretas que o Papa deu para a RCC reunida hoje na Sala Paulo VI”, completou Pe. Wagner Ferreira.

 

Solenidade de Pentecostes na Praça São Pedro

Diante de milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro para a missa na Solenidade de Pentecostes, o Papa Francisco afirmou que: “Sem o Espírito, a Igreja é uma organização”. Confira homilia na íntegra

Luzia Santiago e Welligton Silva Jardim, o Eto – co fundadores da Comunidade Canção Nova, participaram da missa e falaram deste momento histórico para a RCC e as Novas Comunidades.

Confira a entrevista:

Eto_Luzia_CHARIS

 

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.