Os diáconos Leonardo Ribeiro do Nascimento e Ricardo Rodolfo Silva foram ordenados sacerdotes, pela imposição das mãos e oração consecratória do bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, além da presença dos demais padres.
A solenidade de ordenação aconteceu neste sábado, 19 de junho, às 10h, no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista, SP. O Sistema Canção Nova de Comunicação transmitiu toda a celebração para que a família Canção Nova e amigos pudessem assistir.
Na homilia, Dom Wladimir, se dirigindo aos diáconos afirmou que eles são iniciativas do Senhor. Deus os chamou para serem padres despojados. A pobreza de Cristo torna possível este desprendimento das coisas terrenas.
O bispo ainda ressaltou que Deus os ungiu e os constituiu pelo Sacramento da Ordem para serem enviados por Ele e no lugar d’Ele. E destacou, vocês devem caminhar e agir assim, do jeito de Jesus. Que no ministério presbiteral Jesus apareça.
E sublinhou que o sacerdote é constituído em favor dos outros. É um prolongamento da humanidade de Cristo.
Paramentos
Na celebração eucarística os novos sacerdotes receberam os paramentos litúrgicos, sinais de que se revestem de Cristo e de que a partir de agora agirão na Pessoa Dele.
Formação Sacerdotal
A formação sacerdotal aconteceu durante o processo formativo dos candidatos às Ordens Sacras da Comunidade Canção Nova. Eles cursaram filosofia na Faculdade Canção Nova e Teologia na Faculdade Dehoniana.
Atualmente, todos os sacerdotes que estão a serviço na Comunidade Canção Nova estão incardinados na Diocese de Lorena, no estado de São Paulo.
Por fim, a Comunidade Canção Nova, unida à Diocese de Lorena, sustentarão em orações os novos sacerdotes aptos a pastorear, com fraternal dedicação e zelo apostólico, o rebanho de Deus.
Ricardo Rodolfo Silva, nasceu no dia 15 junho de 1982 em São José dos Campos (SP). Em 2009, ingressou na Comunidade Canção Nova.
A ordenação diaconal foi realizada em 12 de dezembro de 2020, no Santuário do Pai das misericórdias, na sede da Comunidade Canção Nova.
Durante o período de formação sacerdotal a vida o preparou para exercer o ministério em cenários atípicos, tendo em vista que “a pessoa é o mais importante”.
Ele relatou que na sua trajetória vocacional sempre esteve aberto às necessidades da Igreja, ou seja, a vida apostólica está impregnada no coração.
Ainda, contou que um dos momentos mais marcantes aconteceu quando ele, juntamente com um amigo, se dirigiram a um grupo de garis e perguntaram se poderiam rezar por eles. Os garis, prontamente aceitaram a oração.
O neo-sacerdote concluiu que deseja levar o Batismo no Espírito Santo às pessoas, assim como o Mons. Jonas.
Em entrevista, o presbítero falou sobre o seu lema sacerdotal, além disso, recordou o Jubileu de Ouro do Monsenhor Jonas Abib.
Primeira Missa
O novo padre celebrou sua primeira missa na Paróquia de São Sebastião, em Cachoeira Paulista, no dia 20 de junho, às 19 horas.
Leonardo Ribeiro do Nascimento, nasceu no dia 30 de janeiro de 1981, no Rio de Janeiro, RJ.
Em 2011, entrou para a Comunidade Canção Nova.
Santo Agostinho o acompanhou nos anos de seminário por esta razão, a ordenação e o ministério serão dedicados ao santo.
Em entrevista, o novo sacerdote testemunhou que passou pelo “calvário” quando foi diagnosticado com covid-19. No vídeo, o sacerdote ainda agradeceu aos sócios evangelizadores da Canção Nova pelos gestos de amor.
Primeira Missa
A celebração da primeira missa aconteceu na Capela Santos Anjos, em Cachoeira Paulista, no dia 20 de junho, às 10 horas.