Comunidade Canção Nova elege a Assembleia Geral

Os 1.059 membros da Comunidade Canção Nova – Associação Internacional Privada de Fiéis – com direito a voto, elegeram os 88 novos integrantes da Assembleia Geral, no dia 27 de março de 2021, nas Frentes de Missão no Brasil e exterior.

Excepcionalmente, por causa do enfrentamento à pandemia, esta votação aconteceu na modalidade online. Por conta disso, a Comunidade Canção Nova contratou uma empresa que disponibilizou o sistema de votação eletrônica via web. Desta forma, os membros eleitores votaram fazendo uso de computador, tablet ou celular conectado à rede de internet, no horário das 8h às 18h (horário de Brasília).

 

Composição da Assembleia Geral 

Integram a Assembleia Geral, o Presidente – por ser o Fundador, ocupa o posto de modo vitalício -, membros do Conselho Geral e oitenta e oito membros com compromisso definitivo, no modo de compromisso do núcleo ou segundo elo.

 

O responsável de missão da Comunidade Canção Nova em Roma (Itália) e membro da Assembleia, Thulio Donizete, partilhou que espera dos novos membros da Assembleia Geral a promoção do Carisma Canção Nova, além de representar a comunidade em unidade com o Evangelho.

“Que por meio da oração e ação, dialoguem a respeito dos passos necessários, e através de uma escuta atenta à vontade de Deus, sejam promotores do Dom, celebrem nossa história até aqui, e com ousadia e profecia, sejam instrumentos da graça de Deus para os tempos atuais”, afirmou Donizete.

 

Competências da Assembleia Geral

O Artigo 76 do Estatuto Canônico indica as atribuições da Assembleia Geral: Cabe à Assembleia Geral estabelecer as normas de caráter geral para toda a Comunidade e eleger os membros do Conselho Geral.

Ainda, conforme o Estatuto Canônico compete a Assembleia Geral; aprovar o plano anual das atividades, ratificar anualmente o orçamento das entradas e saídas e os balanços econômicos e financeiros, deliberar e propor assuntos relevantes à vida da Comunidade Canção Nova.

“Quem é chamado a exercer a autoridade aceita prestar esse serviço por causa da missão: para que o corpo coordenado e harmônico realize com eficácia a missão que recebeu de Deus”, orienta o presidente e fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib.

 

 

Dia da posse

A celebração de posse acontecerá na primeira reunião da Assembleia Geral, prevista para junho de 2021. Nessa reunião da Assembleia Geral também serão eleitos os membros do Conselho Geral.

.: Saiba onde estão nossas Frentes de Missão

.: Conheça o percurso do Pré-discipulado e Discipulado

 

Tempo de mandato

Os membros eleitos que compõem a Assembleia Geral prestarão nos próximos seis anos este serviço com a finalidade de zelar pelo Carisma da Comunidade Canção Nova.

 

Retiro de preparação para a eleição

Para a ocasião, as semanas que antecederam a eleição, os membros da Comunidade Canção Nova uniram seus corações e vozes em momentos dedicados a orações e súplicas a Deus. Confiantes na palavra de Cristo que afirma “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles” (Mt 18, 20). Bem como pediram a intercessão dos patronos, Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosco.

Além de participarem remotamente do retiro de preparação para a eleição dos membros da Assembleia Geral, com a participação especial do presidente do Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP), o cônego Carlos Antônio da Silva que, na oportunidade, esclareceu  as funções da Assembleia Geral.

 

 

O retiro foi dirigido pelo vice-presidente da comunidade, padre Wagner Ferreira da Silva e pelo secretário geral, Sérgio da Silva Coutinho. Ambos apresentaram as direções práticas inscritas no Diretório e Regulamento Interno acerca do colegiado.

Por fim, a Canção Nova agradece à Santa Sé – Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – por ter orientado o processo dessa eleição. E, também, a Assembleia Geral que esteve vigente de 2015 até maio de 2021.