Nossos Patronos

 

Nossos patronos: Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco

 

Monsenhor Jonas Abib sentiu-se chamado ao sacerdócio ainda quando criança e, aos doze anos, ingressou na Pia Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos), onde recebeu toda a sua formação. Foi ordenado sacerdote Salesiano de Dom Bosco pela imposição das mãos de Dom Antônio Barbosa, então arcebispo de Campo Grande (MS), no dia 08 de dezembro de 1964.

Toda a sua formação e vivência do carisma de Dom Bosco, somada à graça do Batismo no Espírito Santo, enriqueceu a pedagogia com a qual Monsenhor Jonas Abib formou os membros da Comunidade, tornando-se uma novidade para a Igreja. Os frutos desta vivência podem ser percebidos ao longo dos anos, e as características do carisma de Dom Bosco vão se evidenciando cada vez mais: na busca de santidade, na devoção a Maria, mãe e mestra, na prática penitencial do Retiro da Boa Morte, na pedagogia formativa com os jovens, no Sistema Preventivo, na alegria, no ardor apostólico e criatividade na evangelização, no aproveitamento dos meios de comunicação para fazer chegar mais longe a Palavra de Deus e os valores do Evangelho.

Por estas razões, ao longo do ano litúrgico, é recomendado que a Comunidade valorize e celebre solenemente a festa de Nossa Senhora Auxiliadora e de São João Bosco, declarados Patronos da Comunidade Canção Nova. Estes dias são festivos para toda a Comunidade Canção Nova, e traduzir-se-ão em ações concretas de celebrações comunitárias, cultivando, assim, o amor a esses santos que remetem às origens do Carisma Canção Nova e ao coração do seu Fundador Monsenhor Jonas Abib. 

Durante as celebrações dos 40 anos da Comunidade Canção Nova, na reunião ordinária da Assembleia Geral, em 24 de abril de 2018, na cidade de Lavrinhas (SP), Monsenhor Jonas declarou oficialmente Nossa Senhora Auxiliadora e São João Bosco como Patronos da Comunidade Canção Nova. As datas celebrativas são 31 de janeiro, Memória litúrgica de São João Bosco, 16 de agosto, dia do nascimento de Dom Bosco e 24 de maio, Memória litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Fonte:  Diretório interno da Comunidade Canção Nova