Discernimento para o Segundo Elo

  • A pessoa precisa identificar o chamado de Deus para fazer parte da comunidade;

“Toda vocação cristã vem de Deus, é dom divino. O primeiro critério do discernimento é a identificação do chamado do Senhor” (Documento da Pontifícia Obra para as Vocações Eclesiásticas: Nova Vocação para uma nova Europa).

  • A pessoa que se sente chamada à Comunidade Canção Nova precisa ter tido o seu encontro pessoal com Jesus no mínimo há três anos;

“A missão da Comunidade Canção Nova é evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele veio trazer” (Estatuto Canônico).

  • A pessoa precisa participar da sua Comunidade Paroquial, no mínimo, há dois anos. Ex: Catequese, Pastorais e Movimentos;

“A Comunidade Canção Nova, como associação de fiéis cristãos, cultive e aprofunde, portanto sua pertença e inteira comunhão com a Igreja Católica” (Estatuto Canônico)

  • A pessoa deve ter tido o seu batismo no Espírito Santo, no qual se inicia a vivência da experiência dos dons carismáticos com a Renovação Carismática Católica (RCC);

“O carisma Canção Nova só se realiza quando somos carismáticos, e não existe outra maneira de realizá-lo” (Nossos Documentos, Vol. 02).

  • A pessoa precisa trabalhar e ser responsável pelo seu sustento;

“Somos profissionais do Evangelho. É por isto que o ser trabalhador torna-se uma característica fundamental na Canção Nova” (Nossos Documentos – Vol. 01).

  •  A pessoa precisa viver a castidade dentro do seu estado de vida e buscar maturidade e equilíbrio afetivo e sexual;

“O nosso primeiro chamado é viver em Comunidade. Todos têm necessidade do amor puro de seus irmãos para o seu equilíbrio afetivo” (Nossos Documentos –Vol. 1). “Castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus. O Espírito Santo concede este dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo”. (CIC 2345) 

  • A pessoa precisa ter uma vida de oração, cultivando o seu relacionamento com Deus;

”Espiritualidade é o nosso relacionamento com Deus”. (Nossos Documentos Vol. 1) – “A nossa vida de oração deve ser a de Jesus. Jesus que se entregou totalmente ao anúncio do Evangelho orava sem cessar, buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai.” (Nossos Documentos Vol. 2).

  • A pessoa precisa viver os princípios cristãos da nossa Igreja Católica;

“Os membros do Segundo Elo sejam ajudados a descobrir e assumir as exigências da sua vocação batismal” (Estatuto Canônico).

  • A pessoa precisa residir próximo a uma das Frentes de Missão da Canção Nova, de modo que, ao ingressar na Comunidade, o membro consiga participar das formações e atividades semanalmente;

“Segundo Elo: são aqueles que constituem aliança em torno do núcleo, não vivem em regime de dedicação integral, continuam a residir em suas próprias residências. São chamados a viver a identidade e missão da Comunidade Canção Nova, nas condições ordinárias da própria família, profissão, vida social” (ECN).

  • Para haver um contato mais aprofundado com a Comunidade e seu Carisma, é muito importante a aproximação com uma das nossas Frentes de Missão. Antes de iniciar o caminho vocacional, a pessoa deve procurar conhecer, pessoalmente, a Comunidade Canção Nova, sua Sede em Cachoeira Paulista-SP ou uma de nossas frentes de missão;

“O conhecimento é a base para um bom discernimento vocacional”.