Conheça o percurso do pré-discipulado e discipulado da Canção Nova

 

Foto: Arquivo do pré-discipulado | comunidade.cancaonova.com

 

A vocação Canção Nova é marcada pelas palavras fundantes lançadas por Monsenhor Jonas Abib na Festa de Cristo Rei em novembro de 1977: “Quem está disposto a deixar sua família, estudos, trabalhos e até mesmo namoro, para viver em comunidade?” Deixar tudo por causa do Reino de Deus continua a alcançar corações vocacionados ao Carisma Canção Nova até os dias de hoje.

Neste ano, ingressaram na Comunidade 97 candidatos em período de averiguação, no modo de pertença do núcleo e segundo elo, entre pré-discípulos e discípulos.

O percurso formativo da Canção Nova consiste em duas etapas da fase de averiguação, denominadas “Pré-discipulado” e “Discipulado”.

 

Pré-Discipulado Canção Nova

O Pré-discipulado é a primeira etapa de averiguação apurada dos vocacionados à Canção Nova. Esta formação inicial tem por objetivo fortalecer a experiência cristã católica dos pré-discípulos para que possam responder livre e conscientemente às exigências da vocação que desejam abraçar.

 

O candidato do núcleo será acompanhado de um a dois anos na Frente de Missão, localizada no município de Lavrinhas, em São Paulo. Enquanto, os pré- discípulos do Segundo Elo vivenciam esta etapa formativa na Frente de Missão mais próxima à sua residência, ou pelos meios de comunicação disponíveis.

Neste tempo de dedicação exclusiva, os pré-discípulos contam com o acompanhamento pessoal do Mestre de pré-discipulado, diretor espiritual e também da equipe de formação. Depois o candidato segue para a próxima fase de acompanhamento: o Discipulado.

 

Discipulado Canção Nova

O Discipulado do núcleo e segundo elo vivenciam o período favorável para estudo e experiência no Carisma e Missão da Canção Nova, dos Princípios e Regras de Vida. Sempre com o auxílio do Mestre de Discipulado, equipe formativa ou Formador Local.

Durante a imersão no Carisma Canção Nova o discípulo se recolhe a fim de se aprofundar na leitura dos documentos internos, por exemplo, o Estatuto Canônico e o Diretório, tanto na Frente de Missão, em Queluz, no estado de São Paulo, ou Frente de Missão mais perto do candidato do Segundo Elo.

Ao finalizar o caminho de identificação ao Carisma, o discípulo do Núcleo e Segundo Elo seguirá para a fase seguinte: o Juniorato.

 

.: Primeiro Diretório da Canção Nova

.: Passos para iniciar o discernimento vocacional

 

Modos de pertença à Canção Nova: núcleo e segundo elo

A Vocação Canção Nova comporta dois modos de pertença. Existem aqueles que são chamados ao Núcleo, membros que vivem em regime de dedicação integral, e outros são chamados ao Segundo Elo, membros que não deixam suas residências e trabalho, mas vivem uma aliança em torno de uma Frente de Missão. 

 

Caminho vocacional à Canção Nova

Para iniciar o caminho de discernimento vocacional para o Núcleo como para pertença ao Segundo Elo da Comunidade Canção Nova, os vocacionados são convidados a procurar a Equipe Vocacional, através do e-mail: vocacional@comunidadecancaonova.com 

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.