Dia da Eucaristia, dia do sacerdócio

Mons. Jonas Abib, sacerdotes e seminaristas da Comunidade Canção Nova

 

A Igreja em todo o mundo celebra nesta quinta, 13, a última Ceia do Senhor, em que Jesus instituiu a Santa Eucaristia. Com o Corpo e Sangue do Senhor nascia também o sacerdócio da Nova e Eterna Aliança. Sacerdócio enraizado em Cristo e no santo sacramento do altar. Por isso, hoje podemos também celebrar o dia dos sacerdotes, que nesta quinta-feira renovam suas promessas ministeriais, dando continuidade ao exercício salvífico de Jesus. Não obstante, disse São João Maria Vianney que “o sacerdote é o amor do coração de Jesus. Quando vires o padre lembrai-vos de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Aqui na Canção Nova temos o hábito de todas as quintas-feiras santas reunir presbíteros, diáconos e candidatos às ordens sacras para unidos meditarmos as Laudes da Liturgia das Horas com nosso pai fundador, Monsenhor Jonas Abib. É momento de colhermos do coração do fundador as intuições de Deus para o sacerdócio e reforçarmos a unidade, hoje pedida pela Igreja.

Por que os seminaristas participam? Embora não sejam ordenados, retomamos algo que o Monsenhor sempre recorda: se somos chamados a esta vocação dentro da Igreja, então, no coração de Deus já somos sacerdotes. Agora, o que nos cabe é a conquista diária das promessas que o Senhor faz para nós e para outros por meio de nós.

Portanto, hoje, também é dia de rezarmos por todos os sacerdotes. Homens de diferentes histórias. Vocações únicas e irrepetíveis, como falava João Paulo II. Homens como quaisquer outros, retirados do comum dos homens, para exercer por graça de Deus – e não por méritos próprios -, o sacerdócio ministerial e ser testemunhas da misericórdia do Pai, da ressurreição do Filho e da força do Espírito.

Rezemos também pelos vocacionados ao ministério presbiteral para que portem na face a alegria do Evangelho e guardem no coração o ardor pelo anúncio do Senhor que vem, para que assim possam exercer sua missão: atrair almas para o coração de Deus.

 

Sem. George Lima

Comunidade Canção Nova

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.