Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS define Plano de Ações 2022-2023

O Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS (SBCC) se reuniu pela primeira vez em 2022. O primeiro encontro presencial do ano aconteceu no último fim de semana (25 a 27/03) e contou com a presença dos membros do SBCC, entre eles o vice-presidente da Comunidade Canção Nova, Padre Wagner Ferreira, e a formadora geral da Comunidade Canção Nova, Vera Lúcia Reis, membros do SBCC, e também de Dom Antônio Vilar, bispo da Diocese de São José do Rio Preto, e Dom Mário Spaki, bispo referência da CNBB para o SBCC, que presidiram as celebrações eucarísticas.

Primeira reunião do Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS (Foto: Arquivo Pessoal

O encontro aconteceu na sede da Comunidade Mar a dentro, na cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, e teve como tema o trecho da oração proferida por Jesus, em que pede pela unidade dos cristãos: “Para que todos sejam um, assim como Tu, Pai, está em mim e eu estou em Ti” (Jo 17, 21a). Em pauta, o plano de ação do SBCC para os próximos dois anos. Entre as ações, cursos elaborados pela Comissão de Formação para toda Corrente de Graça (RCC) e a definição do Segundo Simpósio sobre Batismo no Espírito Santo, que ocorrerá on-line, via redes sociais, de 3 a 5 de maio de maio deste ano.

Dom Mário Spaki preside ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria.

Também durante o encontro, foi realizada a consagração ao Imaculado Coração de Maria, conforme o pedido do Santo Padre, o Papa Francisco, entregando as intenções pelo fim do conflito armado entre Rússia e Ucrânia, que já completa um pouco mais de um mês.

No encontro, os membros do SBCC rezaram a oração recomendada por Francisco a todas as dioceses do mundo. No mesmo momento, Dom Mário Spaki também consagrou todas as moções e inspirações do SBCC, apresentando as atividades que serão desenvolvidas no biênio 2022/2023, ao Imaculado Coração da Virgem Maria.

 

Um dos projetos é o programa de Formação Integral que será oferecido pelo CHARIS Internacional, dividido em dois períodos: o primeiro, de abril a outubro de 2022; o segundo de abril a outubro de 2023. Segundo Katia Zavaris, Coordenadora do Serviço Nacional de Comunhão CHARIS-BRASIL, Vice-Presidente da Renovação Carismática Católica da América Latina, serão diversas temáticas relativas à Corrente de Graça.

O PFI visa complementar o conhecimento das questões específicas e concretas que um servo da Renovação Carismática Católica – RCC deve enfrentar para aprofundar o autoconhecimento espiritual e psicológico essencial. Serão 44 lições, ministradas virtualmente, em cinco idiomas, por personalidades importantes em cada área. As inscrições e todas as informações referentes a cronograma e efetuação de pagamentos já estão disponíveis no site oficial do CHARIS (clique aqui)
Confira o vídeo de divulgação do Programa de Formação Integral.

Uma noite de celebração
Além da programação de reuniões sobre o plano de ações do Serviço Brasileiro de Comunhão do Charis, o encontro na Comunidade Mar a Dentro foi regado pela ação de graças em comemoração aos 55 anos da Corrente de Graça (Renovação Carismática Católica). Foi uma noite de louvor, de oração, testemunhos e momentos fraternos entre o Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS. Ao longo de cinco décadas de ação do Espírito Santo, milhares de vidas foram alcançadas pelas reuniões de grupos de oração, ministérios, grandes encontros de formação e celebração da graça de Deus.

Dentro desse mover do Espírito surgiu o CHARIS, organismo para todas as expressões da “Corrente de Graça” (Renovação Carismática Católica), cuja sigla em inglês significa “CATHOLIC CHARISMATIC RENEWAL INTERNACIONAL SERVICE” (Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica). Dentre as linhas de atuação, tem como objetivos: o Batismo no Espírito Santo, Unidade dos Cristãos, o Serviço aos pobres, a evangelização, a prática dos carismas, a comunhão fraterna e outros. No Brasil, o serviço tem 35 membros de diversas expressões em seu conselho. Para acompanhar as atividades do SBCC, a CNBB designou como Bispo referencial, Dom Mário Spaki, Bispo da Diocese de Paranavaí (PR). Mais informações sobre o Serviço Brasileiro de Comunhão do CHARIS, acesse o perfil do Instagram @sbc.charis

Confira mais fotos da Reunião do Serviço Brasileiro do CHARIS

 

________________________________________________________________________________

 George Lima Facundo, natural de Maranguape/CE,
missionário da Comunidade Canção Nova desde 2014. 
Candidato às ordens sacras, estudante de Teologia,
bacharel em Comunicação Social Jornalismo (UFC) e
licenciado em Filosofia pela Faculdade Canção Nova.

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.