Série Reconhecimento Pontifício

A Canção Nova receberá na próxima segunda-feira, 3 de novembro, o Decreto de Reconhecimento Pontifício. Este Reconhecimento será feito por meio do Conselho Pontifício para os Leigos, um órgão da Cúria Romana. Na série de reportagens – exibida essa semana no telejornal Canção Nova Notícias -, você vai conhecer um pouco mais sobre as atividades da Cúria Romana e o que é o Reconhecimento Pontifício.

Assista à reportagem

 

No exercício de pastor supremo da Igreja católica, o Papa é auxiliado por um a série de organismos que juntos recebem o nome de Cúria Romana. Em seu nome e com sua autoridade, a Cúria trabalha para o bem da Igreja e está a serviço dos sagrados pastores.

O termo Cúria, no latim medieval, significa corte, no sentido de corte real. Mas não pode ser comparado a um reinado, a um governo comum, pois apesar de ser um Estado, o menor do mundo, o Vaticano existe para garantir ao Papa a autonomia de exercitar a função de pastor supremo da Igreja. Uma missão única no mundo.

A Cúria foi sendo constituída ao longo da história. Viveu diversas mudanças, como no século XIX, com a unificação da Itália quando deixou de exercer o poder temporal extinguindo os estados papais. Fato concluído em 1929 com o tratado de Latrão. Hoje a Cúria dedica-se somente a ação Papal, a diplomacia e gestão do próprio Estado do Vaticano.A Cúria obedece as normas traçadas por João Paulo II, na constituição Apostólica Pastor Bonus, em 1988.

O Conselho Pontifício para os Leigos garante a autenticidade da missão particular de cada batizado, bem como das diversas formas de agregações que existem na Igreja. Foi Paulo VI que instituiu oficialmente o órgão de auxílio aos leigos, em 1967. Dez anos mais tarde o transformou em Dicastério permanente da Cúria. Atualmente, o Pontifício é presidido pelo Cardeal polonês Stanislaw Rilko.

Veja também:

:: O papel das Novas Comunidades na Igreja

:: As Novas Comunidades na visão de João Paulo II e Bento XVI

:: Canção Nova é pioneira das Novas Comunidades no Brasil

:: Conheça sinais que levaram Monsenhor Jonas a iniciar a Comunidade

:: Saiba como vivem os membros da Canção Nova

:: Saiba mais sobre o apostolado da CN

Aviso legal: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Canção Nova. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.