Belo Horizonte (MG) em festa pelos 40 anos da Canção Nova

“A Canção Nova é uma comunidade criada por Deus, para a formação de homens novos para o Mundo Novo”

Anualmente os missionários da Comunidade Canção Nova são chamados a renovar seu compromisso a Deus. Em diversas Frentes de Missão espalhadas pelo Brasil e no exterior, esta consagração ocorreu no dia 2 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada. Em Belo Horizonte (MG), esta celebração precisou acontecer em dois momentos devido à realidade dos membros da comunidade do Segundo Elo que residem no interior do estado. Na primeira celebração, que ocorreu no dia 28 de janeiro, a Santa Missa foi presidida pelo padre Sandro Magalhães, e concelebrada pelo padre Weliton Lopes, da paróquia Santo Antônio da Pampulha.

Nesta ocasião, padre Sandro destacou em sua homilia o apelo que Jesus nos faz de buscar a conversão em nosso modo pensar para que o nosso agir seja coerente e ainda falou a respeito da lei e do amor no universo cristão: “Como cristãos, devemos ter a consciência de que o amor prevalece sobre a lei. Se ficarmos presos apenas em leis humanos, corremos o sério risco de nos perdemos,” disse o padre e ainda frisou: “o amor prevalece sobre a lei”.

(foto)

 


Na segunda celebração, presidida pelo bispo auxiliar dom Edson José Oriolo dos Santos, que aconteceu na última sexta-feira, dia 2 e fevereiro, os missionários Núcleo e Segundo Elo residentes em Belo Horizonte (MG), participaram da Santa Missa Solene que aconteceu na Casa de Missão da comunidade localizada no bairro Jaraguá.

Dom Edson fez memória dos 40 anos da Canção Nova e dos 20 anos de missão da comunidade em terras mineiras: “Temos muito o que celebrar, de fato a Canção Nova é este canto novo inspirado por Deus para a Igreja.”

Durante a homilia, o bispo também falou a respeito das três formas que o missionário precisa ter como forma de preservar a sua consagração: Estar sempre de olhos fixos no futuro, naquilo que Deus quer para nossa vida; Viver bem e com qualidade o tempo presente e nunca esquecer da nossa origem, fazer memória da nossa história.

Após a homilia, os missionários foram convidados a renovarem o seu compromisso:

Para a missionária Luana Rosa de Oliveira, que nesta ocasião fez seu Compromisso Definitivo com a Canção Nova, este dia é de celebração e gratidão a Deus: “Sou Canção Nova. Isto não é mérito meu, mas é a vontade de Deus para a minha vida. A comunidade é sustento e voz de Dele para mim. Fazer este Compromisso Definitivo com a comunidade é, antes de tudo, assumir os riscos de uma vida entregue ao Senhor para alcançar o bem maior: o céu.”

Já para a Roselaine Ribeiro Iria, a festa tem sentido muito especial: “Para mim foi emocionante porque nesse ano junto com a Canção Nova eu também completo 40 anos de vida…Para mim é claro que Deus me fez para esse carisma pensou em mim junto com Ele…E nesses 40 anos estamos na fase de amadurecimento… É fazer uma reescolha por Deus e pela santidade de uma forma nova, mais sólida e profunda.

Por Luana Oliveira – missionária na Canção Nova

Especial 40 Anos Canção Nova

Comentários