Discernimento vocacional

O discernimento vocacional é um processo de conhecimento em que, primeiramente, se procura identificar se o candidato preenche os requisitos específicos para uma determinada Instituição. Depois, se avalia os aspectos da realidade pessoal, através dos quais se compreende se, de fato, a pessoa é chamada àquela vocação específica.

Neste processo permite-se avaliar, além do interesse e da inclinação para aquela determinada vocação, se a pessoa possui também as condições e as virtudes exigidas para vivê-las e, especialmente a reta intenção, isto é, a vontade decidida e provada de entregar-se inteiramente ao Senhor, apoiada por sua fé.

Passos para iniciar o discernimento vocacional:

1) Caso tenha interesse em iniciar este processo de discernimento conosco, conheça, antes, os procedimentos

2) Observados os procedimentos inicia-se um processo de conhecimento entre a Comunidade e o candidato. O interessado deve fazer o primeiro contato com a Comunidade por email ou carta dizendo das  suas motivações em iniciar este caminho e deverá informar seus dados pessoais (nome, endereço, telefone, etc), dados sobre sua família, seu engajamento paroquial, trabalho… um pouco de sua história.

3) A equipe vocacional responderá, se for o caso, convidando o candidato para uma entrevista pessoal. A partir da entrevista, o candidato poderá ou não, ser convidado para participar dos encontros que acontecem ao longo de, no mínimo, dois anos na frente de missão mais próxima da residência do candidato.

4) Após iniciar os encontros – que acontecem em Cachoeira Paulista, SP ou em uma das frentes de missão da Canção Nova mais próxima da residência do candidato, o mesmo será acompanhado, individualmente, por um membro da comunidade, escolhido pela Equipe Vocacional para auxiliá-lo neste discernimento.

5) Após o período mínimo de 02 anos e recebendo a aprovação da Equipe Vocacional e do Conselho Geral da Comunidade Canção Nova, o candidato é admitido a um período de averiguação. A 1ª fase é chamada de Pré–Discípulado com duração mínima de um ano . Posteriormente, no ano seguinte, acontece a 2ª fase, o Discipulado, que também tem duração mínima de um ano. Cada uma dessas etapas serão vividas de acordo com a forma de compromisso assumida: Núcleo ou Segundo Elo, pois cada uma tem sua particularidade.

Se aqui for o seu lugar, não hesite em se aproximar para, juntos, fazermos esta linda descoberta!