DSC_7093

Espiritualidade

O caminho espiritual da Comunidade Canção Nova se caracteriza pelos elementos que na comunidade são denominados: o trabalho santificado, a oração ao ritmo da vida, o uso dos meios e os tempos fortes.

  1. O trabalho santificado é a constante busca da vontade de Deus a ser realizada com docilidade e alegria em todas as atividades.
  2. A oração ao ritmo da vida é a atitude oracional que permeia toda a jornada e todo o agir. A oração ao ritmo da vida está intimamente ligada ao trabalho santificado.
  3. A busca dos meios consiste na atenção e procura dos recursos necessários para cultivar um relacionamento pessoal e profundo com Deus, para quem se vive e trabalha.
  4. Os tempos fortes são momentos intensos, programados ou não, da graça de estar com o Senhor, de receber a Sua visita, elemento que vitaliza todo o restante do caminho espiritual.

 

Meios para alimentar a vida espiritual

Obedientes a Jesus, e a Seu exemplo, os membros da Comunidade Canção Nova devem fazer da oração o centro e a fonte de sua vida e seu apostolado. Tal caminho deve ser alimentado:

1. Pela Eucaristia reconhecida na celebração e na adoração quotidiana como fonte e vértice de toda a vida da Comunidade Canção Nova;
2. Pela celebração dos Mistérios do Senhor no curso do ano litúrgico, particularmente aos domingos, Páscoa semanal, dia especialmente dedicado à oração e atividade apostólica;
3. Pelo estudo e meditação da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja;
4. Pela oração pessoal e pelas práticas de piedade, especialmente o Rosário;
5. Pelas reuniões comunitárias semanais de oração carismática;
6. Pelos retiros comunitários (de pelo menos três dias ao ano) e pessoais;
7. Pela recepção frequente do sacramento da Reconciliação e direção espiritual;
8. Pela prática da penitência às sextas-feiras e recordação diária da Paixão do Senhor às 15h, a ser feita conforme sugira a piedade de cada membro;
9. Através da Liturgia das Horas, vivamente recomendada a todos membros.