Comunidade Canção Nova se prepara para o Compromisso 2017

A Comunidade Canção Nova vive um tempo forte de preparação para a renovação do Compromisso 2017, e “tempo forte”  na comunidade são momentos para se estar com o Senhor, para ouví-lo, são tempos de relacionamento intenso com Deus. O Retiro é considerado este “tempo forte”, uma fonte que revitaliza a espiritualidade de cada missionário para a vivência do Carisma e a realização da sua missão a cada ano.

LOGOMARCA_40ANOS_AZULNos dias 20, 21 e 22 de Janeiro, este momento aconteceu em Cachoeira Paulista (SP) e contou com a condução de Mons. Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, cofundadora e Verinha, membro da Canção Nova de São José dos Campos (SP). Dom Alberto Taveira, arcebispo da Arquidiocese de Belém do Pará e amigo muito presente na vida da comunidade, presidiu a Sta Missa no sábado, 21. No final de semana seguinte, de 27 a 29, o mesmo encontro foi vivenciado pelas demais Frentes de Missão da Canção Nova.

Os membros da Comunidade foram conduzidos a olhar com alegria e gratidão para a própria vocação a partir do imperativo que a Virgem Maria, modelo de vocacionada, pronunciou em Caná: Fazei tudo o que Ele vos disser  (Jo. 2,5)”.  Este será também o tema que vai reger toda a formação da comunidade Canção Nova ao longo deste ano. O destaque foi a celebração dos 40 anos do Chamado (1977 – 2017 ) e refere-se ao apelo feito por Monsenhor Jonas Abib aos jovens em 1977 durante um encontro na “Canção Nova – A Casa de Maria” em Queluz (SP). Impelido pelo Espírito Santo, padre Jonas sentiu um forte impulso e lançou o desafio: “Quem de vós está disposto a deixar tudo para viver em comunidade? Que fique de pé!” 

Acontece, então, o que dizia o documento pontifício “Evangelii Nuntiandi” – que trata da evangelização no mundo contemporâneo, publicado em 21 de dezembro de 1975 – apresentado a padre Jonas por Dom Antônio Afonso de Miranda, na época, bispo da diocese de Lorena (SP): “Tocados pela graça, descobrem, pouco a pouco, o rosto de Cristo e experimentaram a necessidade de a Ele se entregar”

Em 02 de fevereiro, portanto, inicia-se a Comunidade Canção Nova com aqueles primeiros jovens. Desde então, nesta data,  cada membro renova seu compromisso com Deus no Carisma Canção Nova no dia 02 de fevereiro de cada ano.

Confira alguns dos registros destes momentos:

 

Membros da Canção Nova - Belo Horizonte (MG)

Membros da Canção Nova – Belo Horizonte (MG)

Membros da Canção Nova – Brasilia (BSB)

Membros da Canção Nova - Curitiba (PR)

Membros da Canção Nova – Curitiba (PR)

Membros da Canção Nova - Toulon (França)

Membros da Canção Nova – Toulon (França)

retiro_compromisso2017_lavrinhas

Membros da Canção Nova – Casa de Formação de Pré-Discipulado – Lavrinhas (SP)

Membros do Segundo Elo Canção Nova - Natal (RN)

Membros do Segundo Elo Canção Nova – Natal (RN)

Membros da Canção Nova - Casa da Formação Inicial -Discipulado - Queluz (SP)

Membros da Canção Nova – Casa da Formação Inicial – Discipulado – Queluz (SP)

Membros da Canção Nova - Vitória da Conquista (BA)

Membros da Canção Nova – Vitória da Conquista (BA)

Membros da Canção Nova - Terra Santa

Membros da Canção Nova – Terra Santa

Membros da Canção Nova - Roma (Itália)

Membros da Canção Nova – Roma (Itália)

Canção Nova – Cachoeira Paulista (SP), São Paulo (SP), Paulínia (SP), S. José dos Campos (SP), Lorena (SP), Queluz (SP), Lavrinhas (SP), Rio de Janeiro (RJ).

Membros do Segundo Elo - Canção Nova - Paraguai

Membros do Segundo Elo – Canção Nova – Paraguai

Membros do Segundo Elo - Canção Nova - Palmas

Membros do Segundo Elo – Canção Nova – Palmas

Por Maria Pinheiro
Missionária da Comunidade Canção Nova

 

Comentários