Série Reconhecimento Pontifício

A Canção Nova receberá na próxima segunda-feira, 3 de novembro, o Decreto de Reconhecimento Pontifício. Este Reconhecimento será feito por meio do Conselho Pontifício para os Leigos, um órgão da Cúria Romana. Na série de reportagens – exibida essa semana no telejornal Canção Nova Notícias -, você vai conhecer um pouco mais sobre as atividades da Cúria Romana e o que é o Reconhecimento Pontifício.

Assista à reportagem

 

No exercício de pastor supremo da Igreja católica, o Papa é auxiliado por um a série de organismos que juntos recebem o nome de Cúria Romana. Em seu nome e com sua autoridade, a Cúria trabalha para o bem da Igreja e está a serviço dos sagrados pastores.

O termo Cúria, no latim medieval, significa corte, no sentido de corte real. Mas não pode ser comparado a um reinado, a um governo comum, pois apesar de ser um Estado, o menor do mundo, o Vaticano existe para garantir ao Papa a autonomia de exercitar a função de pastor supremo da Igreja. Uma missão única no mundo.

A Cúria foi sendo constituída ao longo da história. Viveu diversas mudanças, como no século XIX, com a unificação da Itália quando deixou de exercer o poder temporal extinguindo os estados papais. Fato concluído em 1929 com o tratado de Latrão. Hoje a Cúria dedica-se somente a ação Papal, a diplomacia e gestão do próprio Estado do Vaticano.A Cúria obedece as normas traçadas por João Paulo II, na constituição Apostólica Pastor Bonus, em 1988.

O Conselho Pontifício para os Leigos garante a autenticidade da missão particular de cada batizado, bem como das diversas formas de agregações que existem na Igreja. Foi Paulo VI que instituiu oficialmente o órgão de auxílio aos leigos, em 1967. Dez anos mais tarde o transformou em Dicastério permanente da Cúria. Atualmente, o Pontifício é presidido pelo Cardeal polonês Stanislaw Rilko.

Veja também:

:: O papel das Novas Comunidades na Igreja

:: As Novas Comunidades na visão de João Paulo II e Bento XVI

:: Canção Nova é pioneira das Novas Comunidades no Brasil

:: Conheça sinais que levaram Monsenhor Jonas a iniciar a Comunidade

:: Saiba como vivem os membros da Canção Nova

:: Saiba mais sobre o apostolado da CN

Comentários