Celebrações na Cidade Eterna

comunidade-cancao-nova-missionarios-reconhecimento-pontificio

Missionários celebram Reconhecimento Pontifício Definitivo em Roma 

Por Maria Pinheiro

O dia 30 de Outubro foi marcado pelas festividades entres os missionários da Canção Nova que se uniram para celebrar, comunitariamente, este marco em sua história: o Reconhecimento Pontifício Definitivo. Em cada uma das 28 frentes de missão da comunidade foram promovidas atividades celebrativas. Na Cidade Eterna, em Roma, aconteceram as principais atividades desta comemoração.

Nós estamos num momento muito importante: fomos aprovados definitivamente pela Santa Sé. E isso é motivo de regozijo (Mons. Jonas Abib).

Logo no dia 29 de Outubro, missionários e amigos se reuniram na Praça de São Pedro, no Vaticano, para um dos momentos mais aguardados: a Audiência Geral com o Papa Francisco. Durante a Catequese, o Pontífice fez uma honrosa menção à Canção Nova e depois saudou, pessoalmente, Monsenhor Jonas Abib, fundador desta obra de Deus que, este ano, celebra também seu jubileu de ouro sacerdotal. Em suas palavras o Papa agradeceu pelo seu testemunho de fidelidade ao Senhor e à Igreja.

Na quinta-feira, 30, muitas pessoas estiveram presentes na Santa Missa em Ação de Graças pelo Reconhecimento eclesial, dentre elas, o Bispo da Diocese de Lorena (SP), Dom João Inácio Muller, além de outras autoridades eclesiásticas, lideranças da Igreja Católica e fundadores das Novas Comunidades. A Missa aconteceu durante a abertura da Conferência Internacional da Fraternidade Católica e Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém do Pará, que tem grande importância em toda a caminhada da Canção Nova e de seu fundador, presidiu a celebração. “Padre Jonas, sua história virou a história de uma Comunidade Nova, um sonho de cantar uma Canção Nova para o Senhor. Sonhador como todos os que anseiam pela vinda do Senhor e sonham com a Nova Jerusalém. Padre Jonas, exagerado em seus planos… com a coragem de pedir, em herança, as nações da terra para o Senhor”, afirmou Dom Alberto em sua homilia.

Mas as festividades não pararam por aí, no dia 31 de outubro, sexta-feira, ao meio dia, o Papa Francisco recebeu em audiência privada os membros da Fraternidade Católica, novos movimentos e associações. Na ocasião Mons. Jonas Abib presenteou o Papa com a réplica do Santuário Pai das Misericórdias, cuja festa da Dedicação acontecerá no dia cinco de Dezembro, na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

cancao-nova-monsenhor-jonas-abib-papa-francisco

Foram dias muito especiais que enriqueceram a história da Comunidade Canção Nova e que ficarão na lembrança de todos.

O Reconhecimento eclesial

Em 2008, a comunidade já havia sido reconhecida pela Santa Sé em caráter ad experimentum, por um período de cinco anos, procedimento que é  comum nesse tipo de processo.

No dia 29 de junho de 2014, Solenidade de São Pedro e São Paulo, a Canção Nova recebeu da Santa Sé o decreto que concedeu o Reconhecimento Pontifício Definitivo assinado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, órgão do Vaticano responsável pelos Movimentos e Novas Comunidades.

Comentários