Cobertura do Reconhecimento

Sistema CN prepara transmissão mais importante de sua história

O Sistema Canção Nova de Comunicação se prepara para realizar a transmissão mais importante de sua história. Nos dias 2, 3, 4 e 5 de novembro, serão transmitidos os eventos que antecedem e concluem o dia do Reconhecimento Pontifício.

Depois da morte do Papa João Paulo II, e do Conclave que elegeu Bento XVI, esta é a terceira maior transmissão feita pela Canção Nova. Segundo o responsável geral da transmissão e membro da comunidade há 12 anos, Marcos Jolbert, conhecido como Marquinhos, serão dias de muito trabalho e muita responsabilidade. “Eu acredito que vai ser uma grande transmissão, a nível mundial e profissional também. Estamos mostrando como a Igreja Católica tem a competência de estar junto com as TVs de assinatura do mundo inteiro”, afirma.

A cobertura dos quatro dias de eventos em Roma será feita pelas diversas mídias que compõem o Sistema Canção Nova de Comunicação e contará com uma equipe de aproximadamente 60 pessoas, todos missionários.

Marcos Jolbert, Jorge Aparecido,

Os missionários Marcos Jolbert, Jorge Aparecido, Renata Vasconcelos e Sérgio Coutinho

TV CN

A TV CN vai transmitir de Roma, para toda a América, Europa, África, Oriente Médio e Japão. Segundo Marquinhos, a TV vai trabalhar em conjunto com a Telepace, que é uma emissora de TV católica italiana, com retransmissoras em canais de assinatura e TV digital, além da colaboração do Centro Televisivo Vaticano.

Serão 7 celebrações transmitidas ao vivo nas principais Basílicas do Vaticano durante os dias 2,4 e 5. A Cerimônia do Reconhecimento, momento mais importante para a Comunidade Canção Nova, no dia 3, será transmitida às 8h (horário de Brasília) direto da Sala Magna, do Pontifício Conselho para os Leigos.

Será a maior transmissão do Jornalismo CN, em termos de importância e de cobertura internacional. “Isso é um grande desafio”, fala a editora-chefe, Renata Vasconcelos. E explica, “estaremos com duas equipes em Roma, gravando os principais momentos do evento, entrevistando as autoridades presentes. E teremos âncoras aqui no Brasil, fazendo flashes durante todo o dia, apresentando reportagens que aprofundam temas sobre novas comunidades, Canção Nova e Reconhecimento”.

“Nosso intuito é que o telespectador, ouvinte e internauta, acompanhem cada detalhe deste momento histórico para a Canção Nova e entendam o significado do Reconhecimento. Queremos passar tudo com linguagem acessível. Estamos nos preparando há mais de um mês, com pré-produções, reuniões, enfim, o trabalho é exigente, mas valerá a pena! E espero de coração que todos gostem da cobertura, porque estamos todos muito empenhados para fazer o melhor”, declara.

Internet

Através da internet, no Portal CN, o usuário terá acesso à cobertura completa do Reconhecimento, devido à facilidade e a multiplicidade de canais acessíveis, como áudios, vídeos, fotos, textos e coberturas móveis. No site, criado especificamente para a ocasião, haverá informações como histórico, entrevistas, comentários, notícias e vídeos que darão ao internauta cada detalhe do evento.

O conteúdo será traduzido em cinco idiomas para facilitar o acesso de pessoas em outros países. A Web TV terá vídeos em seu próprio canal, e em outros canais como o YouTube, Veoh, Vuze. Será usado o Flickr para exibição de fotos e o Picasa, que é uma parte do Google, também para a distribuição. Também será usado o canal Mobile para transmissão ao vivo de entrevistas e bastidores.

Para o Superintendente da Internet, Jorge Aparecido, esse é um momento único para a Canção Nova. “Todos que passarem pela Canção Nova fora desse tempo não terão a oportunidade de ver o que nós vamos ver, por isso a importância de fazermos um bom trabalho, para deixar registrado na história esse momento, e aí outros poderão ver, esse é o nosso objetivo”, afirma Jorge.

E declara: “Para nós é uma grande responsabilidade, por isso fizemos uma mega estrutura para cobrir um mega evento. Se depender da tecnologia aplicada a nível de internet essa cobertura chegará aos quatro cantos da terra. É uma oportunidade única poder cobrir isso”.

Rádio

Com 29 emissoras em cadeia com a Rede Canção Nova de Rádio, a programação especial durante os dias do Reconhecimento, será transmitida simultaneamente. A enviada especial, Dijanira Silva, missionária da Canção Nova, residente na missão de Portugal fará flashes ao vivo com informações dos principais momentos e entrevistas especiais durante a programação. A Rádio transmitirá também documentários sobre a Canção Nova e o Reconhecimento.

Missão Roma

Sérgio Coutinho, missionário da Canção Nova há 10 anos, residente na missão de Roma destaca a unidade entre as casas de missão da Canção Nova para realizar essa transmissão: “O que eu posso destacar desta transmissão para o reconhecimento pontifício é a realidade do trabalho junto, da comunidade, das casas de missão da Europa e também da Terra Santa”.

“Temos um aspecto muito importante e diferente das outras comunidades. Nosso carisma, que é evangelizar através dos meios de comunicação nos permite mostrar não somente para o mundo a realidade da Canção Nova, mas o que é um Reconhecimento Pontifício. É para nós uma grande responsabilidade”, diz Sérgio.

Veja também:

:: Confira a cobertura da TV Canção Nova no Reconhecimento Pontifício

:: Conheça os vencedores da promoção “Canção Nova leva você a Roma”

Comentários