25 anos do Segundo Elo na Canção Nova, uma aliança de vida

A Comunidade Canção Nova é feita de pessoas criadas por Deus, criadas juntas, e ordenadas por Ele para realizar a Missão Canção Nova neste mundo. Seus membros se distinguem em dois modos de compromisso: Núcleo e Segundo Elo. Os membros do Núcleo se dedicam ao apostolado como atividade principal, empenhados em tempo integral na vida e nas atividades da Canção Nova, constituindo-se na garantia da manutenção do Carisma. Já os membros do Segundo Elo constituem aliança em torno do Núcleo, não vivem em regime de dedicação integral, mas continuam a residir em suas próprias casas. São chamados a viver a identidade e missão da Comunidade Canção Nova nas condições ordinárias da própria família, profissão, vida social (ECCN 9.2). 

Membros do Segundo Elo no Paraguai

O desafio, para quem se dedica à missão evangelizadora, como membro do segundo elo nas realidades próprias do mundo, é grande. Mas, este desafio foi aceito por homens e mulheres que responderam ao chamado de Cristo para ser “sal da terra e luz do mundo (cf. Mt. 5, 13-16)”. E este compromisso, essa aliança de vida, já dura 25 anos.

Os membros do Segundo Elo buscam descobrir e assumir as exigências da sua vocação batismal no lugar em que cada um ocupa no mundo como cidadãos comuns que, com todos, convivem e, de todos, aprendem. Participam da vida de pobreza evangélica própria da Comunidade Canção Nova, uma opção por viver da Providência, de acordo, porém, com a situação peculiar em que vivem. Esforçam-se por sustentar, manter e melhorar economicamente a família por meio de suas próprias atividades profissionais e, na medida de suas possibilidades, participam nas atividades apostólicas e nos serviços propostos pela Comunidade Canção Nova.

Conforme permitem os seus deveres e situações existenciais, os membros do Segundo Elo vivem a experiência comunitária em frequentes e periódicos encontros. Eles cultivam os laços de amizade e vida fraterna com os demais membros e procuram se engajar no Núcleo ao qual estão ligados. Essa qualidade da vida fraterna, vivida em comunidade, constitui-se um importante elemento para obtenção da fecundidade espiritual necessária para impregnar sua vida familiar, profissional e social com a força transformadora do Evangelho. 

Hoje, mais de 600 membros, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, fazem parte dessa história. Alguns estão chegando agora e dão seus primeiros passos no Carisma, outros, chegaram logo no início, como é o caso da Gildete Leal, de Porto Velho, (RO) e Gilsânia Campos, de Cachoeira Paulista (SP), membros da mesma família e também de comunidade. 

 

Gilsânia Maria Rosa Campos, membro há 25 anos da Canção Nova, no modo de compromisso do segundo elo:

 Gildete Leal Rosa, membro há 25 anos da Canção Nova, no modo de compromisso do segundo elo:

 

A Canção Nova celebra, com muita gratidão e alegria, as bodas de prata do Segundo Elo, e agradece a contribuição e o compromisso de cada membro que dedica sua vida a Deus nesta Obra. Acima de tudo, bendizemos a Deus pela vocação e fidelidade do Segundo Elo na Comunidade, porque esta é, de fato, uma aliança de vida. 

Se você tem interesse em saber mais a respeito da vocação Canção Nova no modo de compromisso do Segundo Elo, acesse: https://comunidade.cancaonova.com/vocacional/discernimento-vocacional/discernimento-para-o-segundo-elo/